Festejos ao meio dia. Essa foi a opção encontrada pela organização dos festejos da Capela de Nossa Senhora das Graças que fica nas dependências do Hospital Getúlio Vargas. O momento de oração e de confraternização é de responsabilidade da Diaconia da Saúde e acontecerá no período de 13 a 27 de novembro, a partir do meio dia (12h).
O ineditismo do momento está no fato do horário escolhido pela comissão organizadora. De acordo com o Diácono Wilson Santos, “ao longo dos anos percebeu-se que no início da noite o público presente era pequeno. Em se tratando de carga horária desses profissionais e daqueles que buscam os serviços, se notou um maior fluxo no turno da manhã. Isso deve-se por estarmos localizados no coração do pólo de saúde da nossa cidade, uma região mais central. Então vamos esse ano inovar visando a participação da comunidade que busca o serviço de saúde e que sabe ser grato ao Pai pelas graças alcançadas”, explica.
Com a temática: “Mária geradora de vida”, a diaconia da saúde pretende ofertar dias de fé e fraternidade e, como reforça o Diácono, na certeza “de que todos devem se sentir motivados pelo Espírito Santo tendo a confirmação de que esse convite parte do Pai”, reforça.
A abertura do momento será no dia 13 de novembro, no pátio interno do HGV, à partir das 7h. Nesse primeiro momento está confirmada a participação especial da Orquestra Sinfônica de Teresina. Em cada dia da programação o momento terá o apoio de clínicas e hospitais localizados no entorno do Pólo de Saúde da capital e de acordo com o diácono, “estes estão envolvidos na organização e colaborando com a oferta da parte social”, diz satisfeito.
Todos os dias serão realizadas missas e no dia 21 o presidente da celebração será o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. A Diaconia da Saúde ao longo do ano acompanha os doentes em leitos de clínicas e hospitais e, junto ao Filho, intercede por aqueles que passam por enfermidades.
O calendário da Diaconia é marcado por momentos de oração semanal. São celebrações de segunda a sexta, além da oferta de celebrações da Palavra e novenas. “Sempre às sextas-feiras realizamos hora santa pelos enfermos no Pátio do Hospital Getúlio Vargas, a partir das 15h. Quanto às visitas, estas são organizadas pelas clínicas. Ainda temos os momentos das confissões que ocorrem nas terças-feiras a partir das 9h. Então todo esse calendário anual é festejado através desse momento festivo que iremos propor aqueles que trabalham na área da saúde como também aqueles que buscam os serviços. Fica o convite de participação e consequentemente de colaboração, já que precisamos do apoio da comunidade para dar continuidade às ações de evangelização do Povo de Deus”, diz finalizando o Diácono.
Por Vera Alice Brandão