A Diocese de Parnaíba está sediando o último encontro do ano entre os bispos das oito dioceses piauienses. O Encontro do Conser – Conselho Regional da CNBB Nordeste IV acontece na cidade localizada ao norte do estado e visa dar unidade às ações da Igreja no Piauí. Serve também de cenário para que os bispos possam planejar momentos de evangelização nas suas respectivas áreas de atuação.
O Arcebispo Metropolitano de Teresina e presidente do Regional NE 4 da CNBB, Dom Jacinto Brito, participa do encontro e valoriza a felicidade de contar com a presença dos oitos bispos, pois segundo ele há poucos meses , algumas dioceses estavam sem bispos. “Estivemos, numa época recente, faltando três bispos. E agora, estamos agradecidos e felizes por termos hoje os oito bispos juntos. Todas as dioceses tem seus pastores. Temos a ocasião de nos confraternizarmos, além de uma oportunidade para conhecer os demais irmãos e trocar opiniões sobre assuntos variados das nossas Igrejas e do Piauí”, diz.
Ainda de acordo com o arcebispo, o propósito do encontro é também planejar a Assembleia do Regional de 2018 e definir demais ações conjuntas. Já é consenso entre os pastores que a próxima Assembleia terá o mesmo tema do Ano do laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).
“Escolhemos hoje (08) esse tema para nossa Assembleia a ser realizada em julho de 2018. Também tivemos um momento importante que foi a distribuição das pastorais entre os bispos para estes acompanharem como bispos referenciais. É o caso do bispo de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre, que assume como bispo referencial da Pastoral da Comunicação. Um grande passo que torna mais dinâmica e efetiva a nossa atuação junto aos irmãos leigos e leigas”, reforça.
O encontro que segue até o dia 09 (sábado) servirá ainda para ampla discussão de outras pautas como a formação dos padres, questões sociais de maior relevância e projetos em comum para o Ano do laicato”, explica dom Jacinto.
Na esteira de um projeto comum para todas as dioceses é consenso também entre os bispos, a insistência em criar, onde não existe, ou revigorar, onde já existe , os conselhos de pastoral e de assuntos econômicos administrativos , “porque esta é uma forma concreta de valorizar o papel dos leigos. Não só de realização mas também no planejamento dos projetos paroquiais”, pontua o arcebispo.
“Através desses momentos que contemplam oração e planejamento , é possível se configurar uma Igreja participativa e mais completa, onde apenas não só os ministros ordenados, mas igualmente os leigos e leigas que são maioria na Igreja tomam a parte, excutam, planejam e avaliam as ações da nossa Igreja”, diz ao finalizar o arcebispo de Teresina.
Por Vera Alice Brandão