A pastoral da juventude, da paroquia de São Gonçalo, na cidade de Regeneração realizou neste domingo, 22, as comemorações pelo Dia Nacional da Juventude. A temática abordada foi “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra” e lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11).
O DNJ se deu através de uma jornada de encontros em que os jovens das bases discutiram as temáticas propostas pelo subsidio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB para estudo.
A programação iniciou com uma marcha dos jovens pela cidade, chamando atenção da população regenerense sobre o cuidado com a Terra e o meio ambiente.
Em seguida no espaço do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica (Sinte-Pi) as atividades continuaram com palestras do professor Vicente Lustosa que debateu como a questão do território deve ser discutida entre a juventude, salientando os conflitos de terra ocorridos no Brasil. A professora Nazareth discorreu sobre cultura fazendo memória aos artistas de Regeneração e como a cultura se manifesta em suas diversas formas. Por fim a professora Angélica Nascimento debateu sobre ecologia, apresentando atitudes simples que podem ser adotadas para minimizar os problemas ambientais.
As atividades finalizaram com o gesto concreto de plantar uma árvore no espaço do Sinte-PI, e com a missa as 19:00h na Igreja Matriz de São Gonçalo, onde a juventude se fez presente na celebração eucarística junto a comunidade regenerense.
Por: Pascom (Paróquia de São Gonçalo)