O Icespi – Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí vai realizar a sexta edição da Semana Teológica no período de 06 a 10 de novembro, no Auditório do Centro Pastoral Paulo VI. A programação terá início sempre às 19h e encerramento às 22h.
Com a temática ‘Antropologia cristã e a humanização da sociedade: a glória de Deus é o ser humano vivo’, a programação terá a condução do conferencista e professor doutor da PUC do Rio de Janeiro, Afonso Garcia Rubio que é padre e autor de livros na área de Antropologia.
De acordo com o seminarista Isaias Pereira, que integra a equipe de divulgação da Semana, “as inscrições podem ser feitas no Icespi de forma antecipada e o investimento é no valor de R$ 20,00 (vinte reais). Caso as pessoas não definam de forma prévia a participação, há a possibilidade de confirmar através da efetivação da inscrição durante os dias da semana no local do evento. Ao participante será entregue certificado com confirmação de carga-horária de 40h”, explica.
Para a irmã Glória Josefina que coordena o curso de teologia do Icespi, “a busca por humanização é uma necessidade histórica e um apelo evangélico. Discutir essa temática é importante porque na sociedade moderna existe um grito constante por humanização. E a Igreja nos convida a notarmos o surgimento do novo humanismo, como nos lembra o Concílio Vaticano II. As ações e Palavra de Jesus expressam que o verdadeiro louvor a Deus é a promoção do bem do ser humano”, acrescenta.
A programação abaixo evidencia as temáticas e os dias em que serão abordadas.
Temas para o congresso em Teresina ( 06-10/11/ 2017).
1º Dia (06/11): Introdução Geral: os desafios da mudança na visão do ser humano na modernidade e pós-modernidade.
- Humanização do ser humano: a necessária hermenêutica.
- Humanização do ser humano: superação da antropologia dualista e desenvolvimento de uma visão integrada do ser humano.
2° Dia (07/11):- Humanização: o ser humano como pessoa. Concretização: subjetividade fechada ou aberta?
3° Dia (08/11):- Humanização: o processo da maturidade na fé em conexão com a experiência comunitária sadia.
4° Dia (09/10):- Humanização: a subjetividade aberta nas relações sexuais, sociopolíticas e ecológicas.
5° Dia (10/10):- As relações inter-humanas em distintos níveis e a relação com Deus vividas na ambiguidade radical.
Por Vera Alice Brandão