Para marcar o Jubileu dos 300 Anos de Devoção a Nossa Senhora Aparecida, a Agência Central dos Correios de Teresina apresentou na manhã desta terça-feira (17) uma edição especial filatélica – um selo personalizado, em homenagem à padroeira do Brasil. A ação que se repete em datas importantes do calendário da Igreja, tem o apoio da Arquidiocese de Teresina e teve como cenário o auditório Monsenhor Mateus, no Centro Pastoral Paulo VI.
O momento teve o objetivo de reconhecer e valorizar a história daquela cuja imagem surgiu das águas do rio e é sinal de Cristo na vida dos brasileiros. Estiveram presentes na solenidade o Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, o arcebispo emérito Dom Miguel Fenelon Câmara Filho e o Vigário geral da Arquidiocese padre Tony Batista, além de religiosos e funcionários da Cúria Metropolitana.
A Orquestra de Violões da Fundação Cultural Monsenhor Chaves abriu a solenidade com a execução de músicas marianas. Em seguida o cantor Assis Ferreira interpretou a música Ave Maria Sertaneja, de Luís Gonzaga.
A superintendente regional de Operações dos Correios, Eurides Messias procedeu com a entrega dos álbuns e a efetivação do carimbo junto aos convidados da mesa. Ela evidenciou a alegria de apresentar um produto que, segundo ela, representa um marco importante da fé católica.
Eurides ainda agradeceu à Igreja particular de Teresina por viabilizar o encontro. “Os Correios agradecem essa oportunidade. O selo postal comemorativo é uma peça filatélica produzida pelos Correios para franqueamento de correspondências e colecionismo. A emissão do selo autoadesivo integra a programação filatélica dos Correios de 2017 e visa reconhecer esse sinal de fé e bondade da nossa mãe. Aquela que sempre abençoou e intercedeu por nós. Essa ação marca, portanto, esse amor materno e os Correios agradecem o apoio da Arquidiocese de Teresina”, disse.
A ilustração do bloco reproduziu em um telão no centro do Auditório a cena do encontro da imagem de N. Sra. Aparecida pelos três pescadores. A arte é uma simulação gráfica de aquarela, tendo como base o elemento água, em referência ao local onde foi resgatada a escultura.
Para o arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito “essa é uma homenagem À Mãe que saiu das redes dos pescadores para o coração dos brasileiros. Percebemos o contraste: uma pequena imagem e um grande país continental. Deus usa dessa pedagogia, pois Ele age em nós a partir daquilo que é pequeno. Não se impõe. Propõe! Apresenta Nossa Senhora à nação brasileira e esta passa a ter sua proteção”,diz finalizando.
O selo A emissão foi criada pela artista Pamela Prudente, com técnicas de fotografia e computação gráfica, com uma tiragem de 120 mil unidades. Eles poderão ser encontrados nas principais agências postais e loja virtual Correios Online.