O curso de jardinagem é a nova oferta da Escola de Culinária Pimenta do Reino. Através de uma consulta junto à comunidade a Instituição administrada pela Cáritas Arquidiocesana visa atender os anseios do público jovem que é o principal alvo de formação da escola. Para ser beneficiado com a formação o interessado precisa comprovar que sua renda percapta é abaixo de meio salário mínimo.
De acordo com Lucineide Rodrigues, que coordena o projeto juventude empreendedora, o profissional terá a oportunidade de adquirir conhecimentos necessários sobre a arte de criar e de fazer a manutenção de plantas com a finalidade de embelezar determinados locais públicos ou privados. Além disso terá a oportunidade de adquirir noções básicas de paisagismo, matéria orgânica e adubação, entre outras abordagens”, esclarece.
A Escola de Culinária Pimenta do Reino é financiada pela instituição suíça Brucke Le Pont, e através dessa parceira centenas de jovens com baixa renda se aproximam da realização de um sonho: a inserção no mercado de trabalho.
“O projeto existe desde o ano de 2011 e por aqui já passaram mais de 600 jovens. Muitos deles se qualificaram em culinária ou no curso de alimentação para festa ou ainda em promotor de eventos que são as nossas ofertas atuais. Podemos afirmar que cerca de 80% dos que passaram por aqui se firmaram e conquistaram seu espaço no mercado. Dessa forma estamos conseguindo atingir nosso objetivo que é formar uma juventude empreendedora com independência”, reforça a coordenadora.
Os cursos ofertados são definidos de acordo com pesquisas realizadas pelo projeto. Essas pesquisas refletem os anseios da comunidade e a partir daí se define o cronograma e escolhem-se os instrutores.
Os alunos recebem a qualificação de forma gratuita e as formações duram em média quatro meses. São entregues kit com farda, material didático (apostilas), além de instrumentos para o manuseio nas aulas práticas. “A instituição auxilia ainda na condução dos formandos, encaminhando-os para o mercado de trabalho”, evidencia Lucineide.
Os cursos são oferecidos para jovens com idade entre 18 a 29 anos. Esse de jardinagem já está com as inscrições abertas. Ele terá duração de 100h e será ministrado no turno manhã por instrutores capacitados. O local da formação será a sala da Cáritas Arquidiocesana localizada no Centro Pastoral Paulo VI. O início do curso está agendado para o dia 9 de outubro. Como as vagas são limitadas a orientação é para que busquem o mais rápido a efetivação. É necessário apresentar no ato da inscrição RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridadealém de uma fotografia 3x.
Para mais informações sobre o projeto o endereço da sede da Escola é a Rua Natal, Quadra D, Casa: 11 – Conjunto Novo Horizonte, zona sudeste de Teresina. O telefone é o (86) 3235-7492.
Por Vera Alice Brandão