A missão de levar a Palavra de Deus aos mais necessitados tendo como exemplo a caminhada de Maria é o grande desafio dos legionários que integram a Legião de Maria. No último final de semana a missão ganhou um importante reforço: a inauguração da terceira etapa da sede do Lar da Sagrada Família, sonho antigo dos mais de 3 mil legionários existente no Estado Piauí.
A inauguração foi no último sábado (26) e a nova sede recebeu a benção do Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito que enalteceu a importância do grupo de oração que foi criado por um leigo e teve origem na Irlanda, há quase um século.
“A Legião de Maria tem uma característica ímpar por ter sido fundada por um leigo. Cristão, casado, um irlandês que foi visionário. É admirável a instituição pastoral desse homem que percebeu com o auxílio das necessidades da época, pois de alguma maneira ele antecipou o que hoje falamos. Ele idealizou uma associação de leigos sob a orientação da Igreja, mas com uma finalidade evangelizadora: que a Legião fosse onde o povo estivesse. Aquilo que hoje o papa repete, há cem anos esse leigo compreendeu que deveria ser o caminho da Igreja”, disse elogiando.
A Legião de Maria tem uma força muito grande que é a devoção mariana. Foi fundada no amor à Nossa Senhora que entende que se Jesus veio ao mundo por Maria, vai também chegar às pessoas através dela. É uma devoção sadia que imita Maria para estar a serviço do Reino. E essa é a importância da missão, destaca Juscineide Carvalho, presidente da Legião de Maria no Piauí.
“De forma mais concreta poderemos acolher, a partir de agora, aquele que vem do interior e precisa desse amparo, já que somos procurados pelos irmãos que vem a nossa capital em busca de auxílio na área da saúde. Hoje posso morrer feliz, pois esse era um desejo antigo. Passaram-se 20 anos e agora, na prática, atingimos esse ideal e iremos assistir aqueles que mais precisam. Com a finalização dessa terceira etapa agora temos o auditório com dois banheiros, cozinha, despensa, refeitório e 3 dormitórios, além de dois vestiários”, disse feliz.
No Piauí , os milhares de legionários percorrem a capital e cidades do interior promovendo trabalhos de evangelização. Além de visitas a hospitais, o grupo também atua junto a moradores de rua. As ações de melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados ocorrem de forma espiritual e também com ações práticas.
A Legionária Suzana de Oliveira participou do momento festivo que teve corte de bolo e coquetel. Ela destaca a importância do serviço e de como sua vida mudou após entrada no grupo. “A Legião de Maria na minha vida representa tudo. É uma forma de retribuir a Deus todas as maravilhas que Ele opera em minha vida, na vida da minha família. Então nada mais justo do que servir a Deus e fazer tudo do agrado Dele. Hoje sou oficial de Régia, mas nunca deixarei de ser formiga na caminhada desse exército em batalha que está sempre ao encontro da Igreja”, afirmou.
Antônia do Desterro é secretária da Régia de Teresina. Para ela a representatividade maior do grupo é a grande força missionária e a disposição e espiritualidade que leva a uma ação contínua motivada pela fé. “Nós sempre nos preocupamos nesse acolhimento. E agora Teresina vai ajudar e nosso esforço continuará para fazer tudo que estiver ao nosso alcance”, promete.
A legião de Maria enfatiza o papel do Espírito Santo. O legionário entende que o Espírito Santo capacita o legionário para a missão em união com Maria. Mensagem assimilada pelo jovem legionário Douglas Carvalho que diz estar sempre pronto para servir. “Acima de tudo pronto para servir em qualquer lugar e circunstancia. Fazer o bem sem olhar a quem. Amar o próximo como a mim mesmo. Isso me faz feliz”, reforçou.
O Lar da Sagrada Família fica localizado na Avenida Mestre Dezinho, n°2874 , bairro Morada Nova. Para mais informações sobre como integrar o grupo e servir ao próximo no telefone (86) 99451-8592.
Com informações de Lívio Galeno
Por Vera Alice Brandão