A cidade de Novo Oriente, localizada a 232 km de Teresina, possui 6 mil habitantes. O município abriga a única paróquia da Arquidiocese de Teresina dedicada a São Vicente de Paulo . E a partir do dia 27 de setembro deste ano, ela também será a única no Piauí a possuir uma relíquia do santo francês. É que nesta data, concluindo o tríduo que será iniciado em 24 de setembro, chegará da França, na paróquia, uma lembrança do santo que é considerado o “pai dos pobres”.
“Nossos corações estão em festa e já se percebe na cidade uma grande ansiedade pela chegada deste dia. Já fomos comunicados que um padre da França trará, pessoalmente, a relíquia. Isso nos deixa muito felizes e agradecidos ao nosso Arcebispo, Dom Jacinto Brito, que se esforçou para conseguir esta graça”, conta o pároco, padre Valderi Veras.
O momento festivo será triplamente especial. Além da chegada da relíquia, a paróquia celebra 18 anos desde que foi desmembrada da paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença (PI), e relembra 75 anos desde que a imagem do padroeiro chegou até Novo Oriente, vinda do estado da Bahia.
“Toda a comunidade está comovida e envolvida. As irmã Vicentinas, de Santa Cruz dos Milagres (PI), também estão em festa. Nossa cidade se prepara para vivenciar esse grande momento de fé que será marcado com celebração Eucarística no dia 27, a partir das 18 horas. Ainda pela manhã, no mesmo dia, as 9h a comunidade será agraciada com um momento de fé que se dará através da chegada da Cruz vinda da cidade de Santa cruz dos Milagres. Todos são convidados a participar conosco”, revela o pastor.
Quem foi São Vicente de Paulo
Santo de grande devoção popular é conhecido por suas obras em favor dos pobres. Após 52 anos de sua morte teve o corpo exumado para que fosse iniciado processo de canonização. Os restos mortais do santo foram encontrados incorruptos. Atualmente, o corpo está em um relicário na Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Paris (França).
Oração a São Vicente de Paulo
São Vicente, que tanto vos compadecestes dos pobres, eu vos peço, olhai para mim! Sou Pobre, mas tenho fé! Há gente mais pobre do que eu: são aqueles que não tem fé; porque esses têm a alma vazia. São Vicente, conservai minha riqueza, que é a fé; mas eu vos peço, aliviai também minha pobreza. Ajudai-me a adquirir ao menos o necessário para me alimentar bem, para me vestir honestamente e comprar os remédios que me conservam a saúde e as forças necessárias par afazer os meus trabalhos e cumprir as minhas obrigações e assim poder ser útil à minha família e a todos os que precisarem de minha ajuda. Amém.
Por Lívio Galeno