Com o tema :“Secretaria paroquial: um serviço missionário”, será realizado no dia 21 de julho o Encontro de Secretários (as) Paroquiais da Arquidiocese de Teresina . O Auditório Monsenhor Mateus, no Centro Pastoral Paulo VI sediará o momento que vai reunir profissionais responsáveis por acolher e auxiliar na proximidade entre os fiéis e a Igreja.
“Abrimos a primeira porta da nossa Igreja e precisamos dar unidade às nossas ações. Atuamos no planejamento e controle dos registros da paróquia, organização do trabalho e rotina, na atualização da agenda dos padres. Entendo que essa motivação para um momento formativo é primordial para a Igreja e um desejo das profissionais”, explica Graça Freire, secretária episcopal e membro da equipe de organização do encontro.
Os secretários e secretárias são homens e mulheres de Deus, importantes na missão evangelizadora da Igreja e a programação do encontro visa instruir e qualificar as participantes sobre os diversos aspectos de atendimento, gestão, e serviços ofertados pela Igreja. A programação terá início às 8h e se estenderá até às 15h. Um momento de caráter formativo, espiritual e técnico, com as presenças confirmadas do Vigário geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista (que vai abordar a temática ‘Secretária Paroquial: Um serviço Missionário’) e Emília Nunes (responsável pela palestra com o tema ‘Etiqueta’).
“Ter sensibilidade com as necessidades do próximo e escutar as dificuldades do dia a dia fazem parte da rotina das secretárias. Através do meu trabalho comecei a aprofundar ainda mais a minha fé numa instituição tão organizada. Ser secretária paroquial é uma honra, uma graça, um presente de Deus”, reforça Graça Freire deixando o convite a todas os profissionais que atuam na secretaria das paróquiais.
“Sua tarefa está marcada pela hospitalidade e o acolhimento, onde é preciso saber atender, ouvir, responder e orientar. É o rosto da comunidade paroquial, sendo evangelizadoras que assumem como missão de sair ao encontro das pessoas, em especial aos que estão afastados da Igreja”, afirma Graça.
Na secretaria paroquial é percebido o grau de organização de uma comunidade, pois o trabalho precede os conhecimentos da doutrina da Igreja. Quem trabalha na secretaria paroquial atua como “cartão de visita” e muitas vezes são responsáveis pelo primeiro contato com os sacramentos e a vida pastoral do fiel.
“Os secretários e secretárias devem representar a cultura do encontro que a Igreja propõe e garantir um local de acolhida. É o prolongamento do trabalho pastoral, não é um trabalho burocrático e, sim, Cristo que acolhe”, finaliza Graça Freire.
As inscrições para o momento são gratuitas e o participante deve arcar apenas com o seu almoço no intervalo do Encontro, no valor de R$ 12,00. Para mais informações e confirmação de inscrição a organização disponibiliza os telefones (86) 99485-1930 ou (86) 2106- 2182.
Abaixo a programação:
MANHÃ
Tema 1: Secretaria Paroquial: Um Serviço Missionário – Pe. Tony Batista
Tema 2: Etiqueta na Secretaria paroquial – Emília Nunes
TARDE
Tema 3: Tesouraria e Prestação de contas – Eugênia Melo
Tema 4: Tribunal Eclesiástico – Antônia Nilde
Tema 5: Programa de Gestão Paroquial – Geraldo Silva
Por Vera Alice Brandão