A segunda Visita Pastoral Missionária deste ano acontecerá de 13 a 16 de julho. Dessa vez a Pastoral do Povo de Rua e a Pastoral Carcerária receberão a ação que conta com a presença de missionários da Arquidiocese de Teresina e do Arcebispo Dom Jacinto Brito. Na programação estão previstas visitas, encontros de conselhos e momentos de oração com a comunidade.
A Igreja é missionária por natureza, pois Jesus enviou os apóstolos em missão: “Ide por todo o mundo proclamar o Evangelho...” (Mc 16, 15); “Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações...” (Mt 28, 19). E os apóstolos, a partir de Pentecostes, iniciaram a caminhada missionária. Assim, a Igreja, mais que ser missionária, ela mesma é uma comunidade em permanente missão a favor do Reino de Deus anunciado e iniciado por Jesus!
O Arcebispo de Teresina dará inicio à Visita Pastoral no dia 13, na Penitenciária Regional Irmão Guido, localizada na BR 316, zona rural de Teresina. O pastor vai visitar os pavilhões do presídio acompanhado de membros da Pastoral Carcerária. Logo após, terá um momento partilha com os presidiários. Ele também se reunirá com agentes penitenciários e a direção da Penitenciária. Em seguida todos serão convidados a participar de uma missa nas instalações do presídio.
Já no turno da tarde o arcebispo se dedica a Pastoral do Povo de Rua. O espaço abriga moradores de rua que aceitaram deixar os espaços públicos para viver na residência que fica localizada na Rua Anísio de Abreu, n° 702 centro-sul . O endereço fica por trás da Central de Flagrantes. No local está prevista a celebração de uma missa às 19h.
Para o diácono Paulo Weidson que coordena a Pastoral Carcerária, como cristãos, somos convidados a sermos pastorais abertas à missão. “Os bispos do nosso continente, reunidos em Aparecida, deixaram escrito: Uma paróquia, comunidade de discípulos missionários, requer organismos que superem qualquer tipo de burocracia. Os conselhos pastorais terão de estar formados por discípulos missionários constantemente preocupados em chegar a todos. O Conselho de Assuntos Econômicos junto a toda a comunidade paroquial trabalhará para obter os recursos necessários, de maneira que a missão avance e se faça realidade em todos os ambientes. E aí está o apelo para que todos os nossos ambientes eclesiais sejam animados por uma comunhão missionária. A visita Pastoral do nosso bispo é espelho disso”, explica.
Ainda de acordo com o coordenador da Pastoral Carcerária, as diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil propõem uma Igreja que esteja em estado permanente de missão, usando a expressão do papa Francisco. “Naquele IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja e hoje todos somos chamados a esta nova saída missionária. A Igreja missionária, formada por cristãos que assumem o batismo, exige de nós prudência e audácia, coragem e ousadia como bem disse o Papa”, esclarece ele.
Neste sentido, as Visitas Pastorais Missionárias estão dentro do espírito desta primeira urgência. O bispo vai em missão pela diocese, acompanhado dos presbíteros, diáconos e também acompanhado da representação de leigos de cada paróquia. “Estamos executando o que o Espírito Santo inspirou a esta Igreja. O impulso do Espírito é nesta direção”, explica o diácono Paulo.
Acompanhe a programação completa:
2ª VISITA PASTORAL MISSIONÁRIA DE 2017
Dia 13/07
8h às 12h – Penitenciária Irmão Guido com missa, visita aos pavilhões e evangelização com agentes penitenciários e almoço.
19h – Missa com membros da Pastoral do Povo de Rua e da Pastoral Carcerária na casa da pastoral do povo de rua (Casa Santo André), localizada na Rua Anísio de Abreu, número 702.
Dia 14/07
9h – Reunião na casa da Pastoral do Povo de Rua (Casa Santo André) com membros da Pastoral do Povo de Rua .
15h – Encontro da Pastoral do Povo de Rua e Pastoral Carcerária
18h – Missa na casa da Pastoral do Povo de Rua com as duas pastorais.
Dia 15/07
8h – Visita a Casa de Custódia – missa, conversa com os agentes e almoço.
15h – Missa com os vizinhos da casa da Pastoral do Povo de Rua (Casa Santo André).
Dia 16/07
8h – Visita a Penitenciária Major César.
15h – Encontro da Pastoral do Povo de Rua e Pastoral Carcerária
18h – Missa na casa da Pastoral do Povo de Rua (Casa Santo André)
Por Vera Alice Brandão