Por Vera Alice Brandão
Ao longo destes 23 anos a Fazenda da Paz contou com muitas parcerias e demonstração de amor de doadores e voluntários. E agora, no próximo dia 25 de junho, mais uma vez a instituição, que desenvolve um conjunto de ações de caráter preventivo, interventivo e formativo, em nível de tratamento de dependência química, convida a sociedade para a sua VIII Caminhada. Com o tema “Um minuto pela vida” e lema: “Família é caminhar junto”, a ação que tem início às 7h é preventiva e visa despertar na sociedade uma profunda conscientização para essa importante causa.
Aqueles que desejam participar desse momento de união e combate ao uso de drogas podem fazê-lo através da doação de 2kg de alimentos. É o que explica a coordenadora da Fazenda da Paz Eliane Silva. “Não cobramos o valor da camisa. A partir de quinta-feira, 22 de junho, aqui no escritório da Fazenda, que fica localizado na rua São Pedro, número 1841, nós estaremos fazendo a troca dos 2kg de alimento pela camisa”, reforça e continua: “nossa intenção é preventiva. Queremos é chamar a atenção da sociedade para essa temática. Hoje você pode não estar envolvido e nem ter um parente ou amigo dependente. Mas infelizmente este é um mal que acomete milhares de famílias e muitas delas não sabem como intervir e ajudar. Aqui na Fazenda o tratamento dura 12 meses e toda essa manutenção requer recursos. Mas se tivermos o apoio da sociedade atingiremos nossos objetivos”, convida.
A VIII Caminhada da Paz terá concentração no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Coêlho de Resende e o percurso deve seguir até a Câmara Municipal de Teresina. “Lá haverá uma audiência que deve ter como resultado algum encaminhamento. Em edições anteriores já atingimos importantes conquistas para aqueles que deixam a Fazenda após concluírem seus tratamentos, como a lei dos 3% que beneficia os atendidos com tratamento finalizado através do encaminhamento ao mercado de trabalho. Outro encaminhamento é a inclusão deste evento no calendário de ações de Teresina. Enfim, são muitas as conquistas e acreditamos que o apoio da comunidade é muito importante para que possamos atingir nossos ideais”, diz otimista a coordenadora.
O programa terapêutico da dependência química, realizado pela Fazenda da Paz, não visa somente a desintoxicação, mas o resgate dos valores humanos e da dignidade, baseado nos pilares espiritualidade, laborterapia, disciplina. O acompanhamento é feito sem o uso de medicamentos, sob responsabilidade do terapeuta e coordenador Célio Luiz Barbosa, com a permanência mínima de 12 meses, residindo em umas das comunidades.
Ao todo, já foram realizados mais de 20 mil atendimentos, cerca de 8 mil internações, mais de 3 mil graduações, conquistando também a reinserção na família e no mercado de trabalho de 65% dos atendidos.
A Fazenda da Paz soma 6 unidades distribuídas nas cidade de Teresina e Valença e na vizinha cidade de Timon, no Maranhão. Foi fundada em 26 de junho de 1994 e é a primeira Comunidade Terapêutica do Piauí. A iniciativa teve o apoio do padre Pedro Balzi (in memoriam), além do então Arcebispo de Teresina, Dom Miguel Fenelon Câmara, e de leigos da Arquidiocese de Teresina preocupados com o aumento do consumo de drogas.
“E dia 22 (quinta-feira) é a vez do povo de Valença participar da nossa Caminhada. Também iremos realizar uma lá com as mesmas características da de Teresina. Aqueles que tem interesse também devem fazer a troca do alimento pela camisa”, finaliza Eliene.
Para mais informações sobre a Caminhada da Paz ligue (86) 98876-0240 ou (86)3221-5995.