A união das escolas católicas do estado do Piauí resultou na criação do diretório da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), no último sábado, 17 de junho de 2017 . A solenidade foi realizada no Colégio Sagrado Coração de Jesus e teve a presença de representantes de todo o estado.O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, participou do momento que contou ainda com acolhida e espiritualidade.
“Na prática, a criação da Anec Piauí assegura a identidade católica no ensino. O estado possui 22 instituições religiosas de ensino que atendem 14 mil alunos e emprega 500 professores. Nossas escolas católicas estão entre as mais respeitadas e com melhores resultados do país. Mesmo assim é nossa meta nunca perder o foco da vida cristã”, informa o organizador do encontro , o irmão marista Luiz André.
No encontro também foi eleita a mesa diretora da Anec no PI . O evento ainda contou com palestra da professora mestra Roberta Guedes. Na oportunidade, ela falou sobre Gestão e Espiritualidade. As reformas da Educação Básica, e Ensino Médio, também foram abordadas.
“Estamos inseridos em uma sociedade capitalista que só foca em resultados. Mas quais são os resultados pretendidos? Qual é a verdadeira formação que estamos procurando implantar? Unidas, as escolas católicas podem sobreviver nessa comunidade sem perder o foco da evangelização”, explicou a palestrante.
A diretora do Colégio das Irmãs de Teresina, irmã Nídia Machado, relatou que para cumprir todos os objetivos pretendidos, se faz necessário ter sempre como suporte o tripé: valores, Evangelho e Palavra de Deus.
“Unificados, saímos fortalecidos. Nossas escolas são espaços de evangelização. Por isso é tão importante falar a mesma língua. Só assim, poderemos manter a mesma filosofia de vida católica tão importante para o sucesso de nossa missão”, confirmou a irmã Nídia.
Sobre a Anec
Criada em 2007, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil integra ao todo, 92 faculdades e 412 instituições mantenedoras levando Cristo e educação a 900 cidades brasileiras. Já são 1.148 escolas com 100 mil professores educando 2,5 milhões de alunos.
Por Lívio Galeno