O programa Em tuas Mãos deu início a uma nova série intitulada Celebrações Especiais. As entrevistas e reportagens tem o objetivo de compartilhar com a comunidade, abordagens relacionadas à importância de ser fiel à liturgia da Igreja . O objetivo é munir o grande público e, em especial, o telespectador do Programa Em tuas Mãos, sobre as posturas adequadas e esperadas dos fiéis nas celebrações eucarísticas que tem por finalidade comemorar datas singulares como casamentos, formaturas e batizados, por exemplo.
No primeiro episódio, o convidado foi o padre Antônio Carlos Nogueira, da paróquia São João XXIII e São João Batista, localizada no bairro São João. Para o sacerdote toda celebração é especial, mas para se atingir o objetivo principal que é a missão de evangelizar, pautada na realização de um momento de fé verdadeiro, é necessário adotar a postura correta.
“Todos os sacramentos são especiais, mas iremos nos reportar aqui aqueles que não estão presentes na rotina do dia-a-dia como casamento, sétimo dia, celebração de corpo presente ou missa de formatura. Para que tenham sentido e significado é imprescindível a organização e consequentemente um trabalho com antecedência”, ratifica.
O sacerdote invoca e particulariza situações de responsabilidade daqueles que solicitam. “A comissão de formatura e a família precisam acionar de forma prévia o celebrante ou sacerdote porque a prioridade é o respeito à nossa liturgia. Temos exemplos concretos que comprovam que com programação, a celebração se torna de fato um momento de fé e não apenas um compromisso social. Agindo assim podemos ofertar aos presentes um momento de aprofundamento da Palavra de Deus”, reforça.
Nas celebrações de casamentos há uma orientação para que o casal procure a paróquia de forma prévia. “Em uma conversa tranquila podemos esclarecer como vai ser a liturgia, que tipos de cantos são próprios para o momento e que textos podem ser incluídos. Se não for desta forma, fica solto, e acabam por se introduzir coisas que não fazem parte da liturgia, lamenta.
É importante lembrar que durante as celebrações especiais há uma figura importante: o sacerdote. Ele, além de celebrante, é também uma testemunha. “Em um casamento, como posso testemunhar se não conheço os noivos. Esse contato nos insere na história de vida do casal e isso nos conduz para uma celebração de forma verdadeira”, evidencia.
Há celebrações especiais que envolvem um grande público como as missas de formatura. Nessas situações o sacerdote alerta para a necessidade de organização. “Esses momentos são testemunhados pelas famílias e amigos dos formandos. É indispensável que o celebrante participe e se reúna antecipadamente com o grupo para o momento não ficar superficial, correndo o risco dos cantos e de toda a liturgia perder o verdadeiro sentido”, esclarece.
Ao final da entrevista , o sacerdote fez um comparativo entre aquelas celebrações que foram previamente organizadas com a condução do celebrante e aquelas em que faltou a condução do padre. “Em missas de formatura, por exemplo, quando sentamos e programamos, o resultado é ótimo. A gente sente sintonia e tranquilidade na celebração. É diferente quando as preocupações ficam resumidas aos aspectos externos como a fotografia. Ratifico aqui que isso também importante, mas a preparação anterior é imprescindível. Quando o sacerdote se envolve e de fato assume o compromisso de se reunir e trabalhar a liturgia não resta dúvidas que contagia”, compara.
Para a diretora do programa Em tuas Mãos Liana Nunes, a série tem um caráter informativo e educativo. “Ao longo de todas as quartas-feiras iremos apresentar os passos para se organizar uma celebração específica. Enfatizando a importância da presença do sacerdote que resulta em uma intenção de oração do povo de Deus visando a evangelização dos fieis”, pontua.
Portanto, fiquem atentos. O programa Em tuas Mãos vai ao ar às 6h na Rede Meio Norte
Por Vera Alice Brandão