A Festa do Divino Espírito Santo, em Regeneração, cidade localizada ao sul do Estado, foi criada há cerca de 70 anos. Depois de um longo intervalo sem a realização, foi reativada pela Paróquia de São Gonçalo e no último domingo (04) reuniu, de acordo com a organização 3 mil pessoas. Os fieis participaram ainda de uma procissão de encerramento das festividades.
De acordo com o padre Robert Passos, a iniciativa de resgatar as comemorações surgiu de um desejo da própria comunidade católica de Regeneração.
“Conversando com algumas pessoas mais antigas e elas falaram que tinham esse desejo de reativar as festividades através da paróquia. Confesso que as expectativas foram superadas. Nós reunimos as equipes dos dons e fomos muito felizes durante os dias de preparação para essa festa. Fizemos um pré-festejo com sete missas de rua, uma para cada dom”, disse ele.
A comunidade católica foi subdividida em sete grupos conforme os dons do Divino: Ciência, Temor de Deus, Sabedoria, Piedade, Entendimento, Fortaleza e Conselho. O objetivo da paróquia foi realizar atividades para angariar fundos para a grande festa deste domingo.
“Como a Festa do Divino nesses moldes precisava de uma estrutura um pouco maior. Então nós criamos sete grupos com base nos sete dons. Cada grupo teria que fazer a missa de rua sobre os dons do Espírito Santo, e também um evento para angariar fundos para montar a festa. Por isso deu para fazer a festa com essas vestimentas dos príncipes e princesas, bandeiras”, reforçou o pároco.
Da festa participaram religiosos das cidades de Regeneração, Angical e Jardim do Mulato. Como parte do encerramento das festividades a paróquia realizou às 17h30 a procissão, às 18h20 a missa na Igreja Matriz e, em seguida, bingo e quermesse.
As festividades do Divino, criadas há 70 anos no município pelo padre Marques – falecido em 2016, voltaram, de acordo com o padre Robert Passos, “motivadas pelo calor da fé e pela espiritualidade do povo regenerense”.
“A todos o meu muito obrigado. A festa foi lançada, e as pessoas abraçaram! Eu notei que era realmente uma devoção do povo regenerense. Agora, eu agradeço a cada um pelos dias do Tríduo. Desejo ainda que Deus abençoe a cada um que participou da organização desse importante acontecimento para a nossa paróquia”, encerrou.
As missas realizadas pelas equipes dos dons aconteceram nos últimos dois meses, mas, segundo informações, os primeiros passos para o resgate da Festa do Divino se intensificaram a partir de janeiro deste ano.
Durante o percurso, a imagem do Divino Espírito Santo foi conduzida pelo imperador Antônio Pereira e pela imperatriz Fátima Ferreira, ambos devotos do Divino Espírito Santo. O casal também realiza anualmente as festividades do Divino durante o mês de setembro.
Por Denison Duarte – Pascom Paróquia de São Gonçalo
Fonte: Site Somos Notícia