Com o intuito de animar a caminhada das Comunidades Eclesiais de Base no âmbito da Arquidiocese de Teresina, apresentar o calendário de ações 2017/2018, aprofundar sobre o texto-base do Intereclesial, preparar para o 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, além de eleger os delegados que irão participar deste evento, foi realizado neste fim de semana, no Parque Piauí, a 8ª Assembleia Ordinária Arquidiocesana de Cebs.
O encontro trouxe como tema: Cebs e os desafios do mundo urbano, e aprofundou através do ver, julgar e agir, temas de cunho social numa perspectiva libertadora. Como encaminhamento foram apresentadas propostas de gestos concretos, com base nas reflexões. A ideia é que a partir das reflexões seja criado um movimento capaz de discutir a realidade por meio de uma organização popular.
No contexto do 14ª Intereclesial, que será realizado em Londrina, no ano de 2018, foi apresentado os critérios para a seleção dos delegados. O estado do Piauí ficou com a quantidade de 60 vagas, sendo que a arquidiocese de Teresina foi comtemplada com 20. A coordenadora arquidiocesana das Cebs Ana Café ressaltou a importância de enviar representantes que tenham caminhada nos movimentos de Igreja. “Os delegados escolhidos tem que ter caminhada de comunidade, pois as temáticas irão refletir contextos sociais, pastorais, e a atual realidade. Daí a importância de serem pessoas com os pés no chão, unindo fé e ação”, explicou.
Participaram da assembleia representantes das paróquias de Teresina, Miguel Alves, Palmeirais, e padres ligados as Comunidades Eclesiais de Base. O encontro aconteceu nos dias 06 e 07 de maio.
Cebs
As Comunidades Eclesiais de Base (CEB) são comunidades ligadas principalmente à Igreja Católica que, incentivadas pela Teologia da Libertação após o Concílio Vaticano II (1962 -1965) se espalharam principalmente nos anos de 1970 e 80 no Brasil e na América Latina. Consistem em comunidades reunidas geralmente em função da proximidade territorial e de carências e misérias em comum, cujo objetivo é a leitura bíblica em articulação com a vida, com a realidade politica e social em que vivem. Através da hermenêutica do método ‘ver-julgar-agir’ buscam olhar a realidade em que vivem (ver), julgá-la com os olhos da fé (julgar) buscando nunca perder de vista o dom da tolerância e o dom da caridade.
Fonte: Wikipedia
Por Pascom – Paróquia de São José Operário