Dia 20 de maio a diaconia da Saúde irá promover uma formação para aqueles que desejam servir na missão de visitar os enfermos. O curso terá a condução do diácono Wilson Costa que coordena a diaconia arquidiocesana e também a participação de um médico do Hospital Getúlio Vargas. De acordo com a organização, a formação é aberta para todos que se sentirem chamados, incluindo Ministros da Comunhão e integrantes de grupos de oração e movimentos como Legião de Maria, Mãe Rainha, Comunidade Católica Shalom e Focolares.
As inscrições para o curso podem ser feitas de forma antecipada no mesmo local que sediará a formação: a capela Nossa Senhora das Graças que fica no Hospital Getúlio Vargas. O início da formação está previsto para as 8h com término às 11:30h. De acordo com o diácono Wilson, o interessado deve procurar a secretaria da igreja e efetivar a sua participação a custo zero.
“A diaconia já atua há cinco anos na arquidiocese e ao longo desse tempo temos percebido a eficácia da missão. Tudo é obra do Pai e a equipe que hoje realiza esse trabalho tem relatado importantes testemunhos de alegria por parte dos doentes que recebem as visitas. Eles demonstram motivação para continuar o tratamento. Sentem a fé fortalecida. As angústias cedem lugar para o alívio. É gratificante”, revela.
Além das visitas aos doentes , a diaconia também facilita o sacramento da unção aos enfermos. O diácono recebe solicitações de familiares e amigos dos doentes para esse serviço, que conta com o apoio de sacerdotes, que se disponibilizam para trabalhar em regime de plantão atendendo às solicitações da comunidade”, explica.
A diaconia da saúde conta hoje com a parceria de 10 hospitais (entre unidades públicas e privadas) que integram a rota de visitas da equipe de agentes missionários. Há ainda os momentos de benção da saúde e batismo de urgência em casos onde há um agravamento de quadro do doente. A diaconia tem sede administrativa na capela de Nossa Senhora das Graças, no Hospital Getúlio Vargas, mas os trabalhos se encontram por todo o território da capital do Estado.
“É gratificante visitar um doente em um dia e voltar no dia seguinte e perceber que ele melhorou. Durante as visitas ouvimos muitos pedidos para que esse trabalho possa continuar. Os visitados se sentem abraçados, mas na realidade, ao visitá-los estamos olhando para a própria face de Cristo”, finaliza o diácono.
Para mais informações sobre a formação e também para saber mais sobre o trabalho da diaconia da saúde o telefone de contato é o (86) 99986-3444.
Por Vera Alice Brandão