Uma intensa programação marcou as comemorações do Jubileu de Ouro de uma das mais tradicionais paróquias da nossa Arquidiocese. A paróquia Nossa Senhora das Graças tem como Igreja Matriz a conhecida Capelinha de Palha a sua elevação à Igreja Matriz se deu há 50 anos. Uma conquista para ser celebrada, fruto do desejo de um casal da comunidade chamados Daniel Teodoro e Maria de Lourdes que contou com o apoio da comunidade e do bispo da época, o alagoano Dom Avelar Brandão Vilela.
De acordo com os relatos e documentos, a Capelinha de Palha ficava na faixa territorial da Catedral de Nossa Senhora das Dores. A grande movimentação de fiéis foi uma das motivações para em 1955, Dom Avelar Brandão Vilela apoiar e impulsionar ações que viabilizassem esse desejo.
A programação realizada durante dois dias (20 e 21 de abril) foi conduzida pelo pároco Raimundo Lima Miranda que, juntamente com os paroquianos, promoveram eventos culturais com apresentação de grupos e representantes de pastorais , além de homenagens aqueles que contribuíram para a solidificação dos trabalhos de evangelização naquela casa do Pai.
Para a secretária da Igreja Matriz Fabiana Silva, o momento emocionou a todos. “Foi uma linda festa. A Nossa Capelinha merece esse amor, afinal temos aqui na nossa comunidade um símbolo da fé da Igreja do Piauí. Famílias inteiras encontram nesta casa o amor do Pai e daqui levam esse sentimento que as conduzem numa caminhada fraterna e fiel”, disse feliz.
No dia 21 (sexta-feira), feriado de Tiradentes, a programação foi retomada às 6h da manhã e muitos fiéis se concentraram na porta da Capela para participarem de uma Alvorada que foi seguida de um café partilhado com membros de pastorais e a comunidade. Logo em seguida teve um momento de oração com a realização das Mil Ave Marias e depois, já no turno da tarde a participação no terço da misericórdia.
O Vigário Geral da Arquidiocese, padre Tony Batista, celebrou a missa de encerramento e ao final teve o corte do bolo. Depois da celebração todos participaram do lançamento do livro ‘A história da Capelinha de Palha – Símbolo de fé e amor’, uma produção literária de autoria do jornalista Pedro Alcântara, que é filho do casal Daniel Teodoro e Maria de Lourdes.
E se você deseja conhecer a Capelinha de Palha veja abaixo os horários das celebrações semanais e aos finais de semana.
Horários das missas:
Comunidade Matriz Nossa Senhora da Paz
Terça à Sexta – às 18h
Sábado – às 17h
Domingo – às 8h e às 19h
Dia 13 às 12h
Dia 27 – Novena da Padroeira Nossa Senhora das Graças – horário da missa da comunidade.
Para mais informações ligue (86) 99558-9338.
Por Vera Alice Brandão