Falta pouco para a 22ª edição da Caminhada da Fraternidade. A cada edição o momento fraterno se consolida no calendário de Teresina e atrai uma multidão de fiéis solidários com as necessidades de pessoas que são beneficiadas com os recursos arrecadados através da venda dos kits. As instituições atendem pessoas carentes e que necessitam de auxilio nas áreas de saúde e assistência social. A maioria delas são mantidas pela ASA – Ação Social Arquidiocesana. O tema desta edição é “Somos da Paz”.
Para o padre Tony Batista, presidente da ASA e coordenador da Caminhada, a escolha do tema deste ano foi motivada pelos tristes episódios do cotidiano de nosso País que provocaram uma profunda inquietação nos coordenadores da Caminhada. “Há poucos dias encontrava com um jovem que quero muito bem e ao abordá-lo fiz um elogio por estar usando um tênis bonito. E ele disse que era uma pena que não pudesse andar com ele, senão cortariam seu pé. Eu fiquei profundamente triste porque isso significa que vivemos armados e com medo uns dos outros. Demonstra que parece que não estamos nos vendo como amigos, irmãos e filhos do mesmo Pai. Estamos nos olhando como concorrentes e inimigos, estamos carentes de paz”, lamenta ele.
Quem deseja adquirir o kit do evento (composto por camiseta, boné e mochila) deve se dirigir aos locais de vendas na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (setor de bazar), localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima e também nas demais paróquias da nossa Arquidiocese, além da Rádio Pioneira e Centro Pastoral Paulo VI, na ASA. O valor do kit é R$ 25,00 (vinte e cinco reais). “É importante que o interessado se antecipe, não só aquele que deseja participar de forma individual, mas também que tem a intenção de vender kits em sua paróquia, procure-nos na paróquia de Fátima. Para participar é simples, é só querer ser da paz”, pontua Mara Pinheiro que é secretária da Paróquia de Fátima.
A Caminhada da Fraternidade é fruto da solidariedade dos teresinenses que se solidarizam com os irmãos mais necessitados e, esse ano, não está em consonância com a temática da Campanha da Fraternidade (como foi em todas as edições passadas) por um anseio da sociedade, um clamor mundial e que, como bem definiu Dom Jacinto, convoca a sociedade para construir a justiça. “Assim estaremos construindo a paz e é levantando a bandeira da paz que também vamos nos fazer presentes na vida de pessoas necessitadas de forma solidária, então isso é paz”, pontua o arcebispo.
A Caminhada da Fraternidade será no dia 11 de junho, com concentração prevista para às 7h, na Igreja de São Benedito. Após a missa dá-se início ao percurso que esse ano terá como destino final a Ponte Estaiada. Os peregrinos seguem pela Avenida Frei Serafim, passam pela avenida Nossa Senhora de Fátima e ao chegarem na Avenida Dom Severino contornam a esquerda para seguir rumo a ponte Estaiada e descer pela alça até o palco com a apresentação de atrações culturais.
Para mais informações é só ligar para os números: (86)3232-1132 (Bazar da Caminhada); (86) 99416-5260 (Coordenação da caminhada – Enildes Oliveira)
Por Vera Alice Brandão