Com a temática “Vidas pela vida, vidas pelo Reino”, a Pastoral da Juventude Arquidiocesana realizou no período da Semana Santa, entre os dias 13 e 16 de abril o retiro ‘Páscoa Juvenil’. O momento é considerado um dos mais importantes do calendário da juventude católica de Teresina e chegou a 5° edição reunindo cerca de 30 jovens. O Sítio Canaã, localizado na estrada que vai para a cidade de Caxias, situada no vizinho estado do Maranhão foi o cenário escolhido para a vivência de dias intensos de espiritualidade.
De acordo com o estudante Samuel Cortez, que participou pela primeira vez do momento, o retiro é uma continuidade. “Uma forma de continuarmos a alimentar o nosso desejo de sermos discípulos, através de um profundo encontro diário com Deus pela oração pessoal, para assim podermos anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, Sua vida, morte e ressurreição, de modo a despertar nas pessoas uma disposição para o encontro pessoal com Cristo. Foram dias de muito aprendizado, para adotarmos novas posturas como cristãos”, explica o membro da pastoral da Juventude da Área Pastoral Santa Bárbara, na Forania Leste.
Ainda de acordo com o jovem , a partir de uma experiência rica como essa, que tem como temática maior o momento mais importante da liturgia da nossa Igreja, “fica a certeza de que a vivência desses momentos é uma oportunidade de aprendermos com o Seu exemplo. Olhar com fé para as situações adversas, permitindo que nosso Senhor atue em nossas vidas, sendo sinal de sua presença e amor para com os outros” reforça Samuel.
A programação contou com a realização de dinâmicas, oração e leitura da Palavra e teve ainda a presença do padre Ladislau João da Silva, pároco da paróquia Imaculada Conceição, localizada na Vila Bandeirante. Foi o sacerdote quem presidiu a missa de Páscoa no domingo pela manhã (16) para os jovens participantes. O retiro teve como momento final a participação de todos os jovens na procissão de Páscoa Teresina! Ressuscita com Cristo, no mesmo dia.
Para a coordenadora da PJ Joyce Visgueira, a temática abordada no retiro remete à vida de Jesus. “A intenção é que consigamos, a exemplo Dele, doar a vida pelo próximo, pela causa do reino de Deus e por optar preferencialmente pela luta e vida do povo pobre e marginalizado. O Nosso primeiro e maior mártir da história nos deixou ensinamentos de vida e salvação, e a Páscoa Juvenil é um dos diversos meios que a Pastoral da Juventude tem de aproximar os jovens dessa Palavra, espiritualidade e do Deus da vida e do amor”, finaliza.
Com informações de Samuel Cortez – membro da Pastoral da Juventude Arquidiocesana / Área Pastoral Santa Bárbara
Por Vera Alice Brandão