https://www.facebook.com/138249922960987/videos/1261607633958538/
Como cristãos, somos sempre chamados à santidade, e o sentido da palavra está separado do impuro ou do profano para o serviço de Deus. Mas não podemos, em situação alguma, fazer parte de algo que está em oposição a Deus. E o período do qual nos aproximamos que é o carnaval não é exceção. Em tudo devemos dar glória a Deus explicitando nosso louvor e nossa gratidão ao Senhor. Essa é a mensagem do nosso Arcebispo, Dom Jacinto Brito.
Pensando em gerar reflexão nos filhos de Deus, o bispo convoca os fiéis para participar da celebração dominical da Palavra em sua própria comunidade e sugere a leitura do Evangelho segundo Mateus. “Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará outro e será fiel a um e desprezará o outro…”
De acordo com o Arcebispo, Jesus continua falando na linguagem da opção e da confiança em seu poder amoroso de Pai. “Nós achamos que somos nós mesmos que vamos resolver todos os problemas. Muitas vezes desviamos o olhar e devemos ter em mente que o nosso olhar fixo deve ser para o próprio Deus. Ele disse ‘sem mim nada podeis fazer’. Veja um exemplo: quando corremos tanto atrás de dinheiro e achamos que é tudo na vida e de repente uma experiência existencial nos mostra que nem tudo é suficiente para o que precisamos e que carecemos de uma vida feliz. Só assim percebemos que somente Deus tem tudo que precisamos para a felicidade e por isso devemos colocá-lo em primeiro lugar e não devemos ter dois senhores. Precisamos servir unicamente ao Senhor, do contrário seremos idólatras. E Idolatria é colocar algo no lugar de Deus”, alerta.
A mensagem do bispo se estende para os dias de carnaval e Dom Jacinto reforça que mesmo no carnaval é possível brincar de maneira sadia e estar apto a comungar. “Brincar com o coração limpo, não escandalizar e nem contribuir para a ruína com vícios ou palavras. Desta forma estamos servindo unicamente a um Senhor. Seja na festa, na oração, no repouso, sempre os nossos gestos devem ser para glorificar a Deus. E fica o pedido: a próxima quarta-feira é quarta feira de cinzas, portanto o início da quaresma. Peço a vocês que tentem participar. É um dia de jejum, oração e abstinência de carne. Procure abrir a quaresma com o coração aberto ao Senhor e disposto à oração”, finaliza o pedido desejando: “Que tenham uma feliz quaresma e que esse domingo seja abençoado”.
Por Vera Alice Brandão