Amanhã (11), é o dia de Nossa Senhora de Lourdes e, para marcar a data, a comunidade católica das cidades de Lagoa do Piauí e Monsenhor Gil, ambas localizadas na microrregião de Teresina, tem destino certo: a Gruta da Betânia. O ponto religioso, localizado nas margens da BR-316, será o local do encontro de muitos fiéis para louvar e venerar Nossa Senhora.
A festa reúne romeiros, devotos e turistas que se unem em oração que, de acordo com testemunhos dos devotos, proporciona através da fé em Nossa Senhora, a cura para diversas enfermidades. Assim relata também o padre Wanderley de Moraes que há dois anos é o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro .
“A Gruta é uma expressão de louvor e oração. É mais que um ponto turístico religioso do nosso Estado, ela representa a fé inabalável do povo piauiense que credita a Nossa Senhora as bênçãos e milagres”, reforça o sacerdote.
A gruta foi construída em 1948, mas sua história começou bem antes, na Segunda Guerra Mundial, quando o Frei Italiano Vittorino fez uma promessa: se sobrevivesse à guerra construiria um templo para agradecer a Deus. Frei Vittorino escapou com vida e logo após o fim da guerra foi enviado, como padre, ao Brasil, mais precisamente para o município de Lagoa do Piauí.
Ele foi recebido com um almoço oferecido por Meli Noronha, proprietária da fazenda Betânia (local onde foi erguida a Gruta). Foi durante esse encontro que o então padre contou sua promessa e o receio de não conseguir cumpri-la por não possuir condições financeiras. Dona Meli ofereceu então parte de sua fazenda para abrigar o templo e reuniu moradores da região para ajudarem com o que tivessem.
A gruta foi erguida pelas mãos dos moradores, com material doado. Os santos que lá se encontram foram construídos pelo próprio Frei, que também era arquiteto. A homenagem à Nossa Senhora de Lourdes se deve à devoção que dona Meli tinha à santa.
E para marcar o dia de amanhã, a programação religiosa terá início nesta noite (10), a partir das 19h. Uma missa de abertura será celebrada pelo padre Wanderley. Amanhã, logo às 7h da manhã uma outra celebração retoma a programação que segue e às 10h o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito é quem presidirá a missa. Depois os fiéis serão convidados a rezar o terço e , no turno da tarde, a partir das 17h, tem início a procissão que começa na gruta e segue um percurso pela br-316, percorrendo algumas localidades , retornando à gruta.
Padre Wanderley antecipa ainda que o mês é festivo já que no próximo dia 18 a Gruta de Betânia completa 75 anos de existência como um símbolo da fé dos piauienses.
Por Vera Alice Brandão