A Diaconia Territorial Nossa Senhora Aparecida, localizada na região da Santa Maria da Codipi III receberá em fevereiro a Visita Pastoral Missionária . A iniciativa visa o cumprimento do acordo estabelecido no Cânon 396,1 que afirma: “O Bispo deve visitar cada ano a Arquidiocese, total ou parcialmente, de modo que a visite toda ao menos a cada cinco anos “, explica o diácono Raimundo Costa Reis que está à frente da diaconia.
“O objetivo é que o epíscopo conheça, de forma direta, a realidade da Arquidiocese para assim melhor servi-la, animando a missão evangelizadora, apoiando e orientando as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. Nós que fazemos a diaconia temos certeza que vivenciaremos dias de muita fé”, reforça o diácono.
A programação começa na quinta-feira, 16 de fevereiro e segue até o dia 19. Durante os dias de visitas, o Arcebispo desenvolve diversas atividades internas e externas, como: visita às famílias e às casas religiosas; encontros com grupos, pastorais e comunidades paroquiais; atendimento de confissões; aconselhamentos; visitas aos doentes e idosos; visita aos hospitais, e Celebrações Eucarísticas. A programação é intensa e toda a comunidade é convidada para participar.
O diácono explica que o lema da visita é: Com Nossa Senhora Aparecida em Missão . “É uma oportunidade de reforçar o Ano Mariano que estamos vivenciando e nos remete a lembrar sempre daquela que intercede ao filho a pedido de nós”.
Vale reforçar que ao longo do ano estão programadas quatro visitas e serão realizadas de acordo com a programação elaborada. Os locais que irão acolher o arcebispo Dom Jacinto Brito já foram previamente escolhidos pelo coordenador de cada setor. Nessa primeira visita as congregações da Sociedade Servas de Maria Rainha dos Corações e Irmãzinhas da Imaculada Conceição irão participar.
No primeiro dia tem celebração eucarística a partir das 19 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida. As ações seguem e as comunidades que integram a diaconia (Santa Maria III, Francisca Trindade, Imaculada Conceição e Sagrado Coração) serão contempladas com momentos importantes para o fortalecimento da fé de todos os fiéis.
O encerramento acontece com uma celebração que está marcada para as 17 horas do domingo (dia 19 de fevereiro).
Por Vera Alice Brandão