Um ano inteiro festivo e dedicado a Mãe de Deus e nossa. 2017 será marcado na história da Igreja Católica brasileira pela passagem do Ano Jubilar Mariano: data em que se celebra os 300 desde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no estado de São Paulo e 100 anos desde a primeira aparição em Fátima (Portugal).
Para entrar em consonância com a Igreja Católica brasileira, e atender a expectativa de toda a multidão de fiéis da Mãe de Jesus, a Arquidiocese de Teresina se planejou para ofertar formações e eventos a altura da homenageada.
“O Ano Jubilar Mariano teve início com a Festa da Mãe de Deus do ano passado. Dando continuidade realizaremos um Simpósio Mariano em maio e um Seminário Mariano em Agosto. Tudo isso para dar mais conhecimento aos povos do papel de Maria para a Igreja”, explica o membro da Comissão de Pastoral Arquidiocesana, Edmilson Alves.
Para que o ano fique mais completo, e bonito, as paróquia também são convocadas a darem destaque para Nossa Senhora em seus festejos. Todos serão temáticos não limitando as festas aos padroeiros locais e somando a estes a devoção Mariana que deve crescer signitivamente em 2017.
“Não existe família sem mãe e a Igreja Escolheu Maria como sua Mãe. Ela é nosso modelo de discípula. Ela é aquela que se entregou radicalmente ao mestre. Celebrar o Ano Jubilar Mariano é reconhecer a importância de Maria para a Igreja”, afirma Edmilson.
O Ano será concluído com a Festa da Mãe de Deus, que promete emocionar mais ainda neste período especial que vivemos. “Maria é um grande elemento evangelizador da nossa Igreja e ela vai ser reconhecida como tal neste ano que já vivenciamos”, conta o membro da Comissão de Pastoral Arquidiocesana.
Mais eventos para 2017
O Calendário Pastoral deste ano foi fechado ainda no final do ano passado e tem como centro das atividades a formação de agentes que atuam na Igreja. Essa foi uma das prioridades defendidas na Assembleia de Pastoral mais recente promovida.
“A nossa Igreja é viva e dinâmica e faz o evangelho acontecer. As pastorais já estão desenvolvendo as atividades e formações como resposta. Temos cursos para multiplicadores, para catequistas, para membros da Mãe Rainha. Muitos outros ainda virão”, garante Edmilson.