A Igreja Nossa Senhora de Guadalupe e San Ruan Diego estava fechada até bem pouco tempo. Um forte temporal que caiu em Teresina no mês de dezembro de 2015, marcado por uma chuva de granizo, foi o motivo da interrupção do templo. Com o temporal, na época, várias ocorrências de desabamentos foram registradas na capital, entre elas a queda do teto da Igreja que cedeu após a forte chuva.
O novo sacerdote que assumiu a área pastoral, padre Francisco Borges , relembra que a missão de reconstrução precisou do empenho da comunidade. “Quando assumi como pároco em abril de 2016, lembro que a Igreja estava completamente danificada. O teto veio ao chão. Não havia condições de segurança para utilizar o espaço, muito menos realizar celebrações e abrigar os fiéis”, lamenta.
Localizada na Vila do Avião, zona leste da cidade, a Igreja ficou desativada e as celebrações tiveram que mudar de cenário. Os fiéis precisaram se deslocar para outros bairros e comunidades.
“Mesmo diante deste triste cenário nós fomos à luta. A comunidade se empenhou e toda a sociedade de Teresina colaborou. Damos graças ao Senhor! Realizamos rifas, jantares, muitas ações mobilizaram os fiéis com o objetivo de arrecadar recursos que suprimissem a necessidade da obra, afinal não foi só o teto que caiu. Toda a estrutura da Igreja necessitava de intervenções. E conseguimos! Tudo que foi arrecadado foi investido em melhorias. A nova Igreja passou por uma longa reforma e agora dispõe de uma moderna estrutura com novos banheiros e piso. Foi construída uma capela do Santíssimo, refizemos o espaço da Sacristia. Antes a Igreja acomodava cerca de 200 fiéis sentados. Com a reforma, hoje, cerca de 300 irmãos podem assistir as celebrações bem acomodados e com conforto”, comemora.
E para agradecer tamanha obra de Deus, o sacerdote organiza três dias festivos para honrar o Senhor pela conquista da mais nova casa do Pai. “Será abençoado! Durante 3 dias vamos promover momentos de adoração, louvor e claro, uma feliz confraternização para dizer obrigado Deus. Queremos convidar todos os irmãos e parceiros que nos ajudaram a atingir essa meta tão sonhada e que agora é realidade”, convida Francisco Borges.
Ainda em fase de definições quanto à programação, o padre adianta que os dias de comemoração estão marcados para o final do mês de abril (dias 29 e 30) e 1° de maio. Mas antes, acontece o Zé Pereira das famílias, momento fraterno que também visa arrecadar recursos para continuar com as obras de melhoria da Igreja. Será dia 18 de fevereiro, no clube social da Apocepi, localizado na Avenida Presidente Kenedy. Denominada de baile da saudade, a festa terá início a partir das 21hs.
Por Vera Alice Brandão