Uma experiência de quatro semanas vivenciadas por um grupo de seminaristas do Piauí marca os corações de jovens que estão em processo de formação sacerdotal. A área missionária de Novo Céu em Autazes (AM) está sendo a “casa”, durante este mês, de 12 jovens do nosso estado. A missão é uma espécie de “intercâmbio”, pelo menos é assim que caracteriza o padre Wellistony Viana, que coordena o projeto Missionário na Amazônia, ao lado do padre Daniel Rodrigues.
Para entender melhor esse projeto que tem como objetivo formar os jovens seminaristas com a sensibilidade missionária para atuarem em comunidades que tem poucos sacerdotes no Brasil, a prática visa ofertar aos jovens, visitas a comunidades ribeirinhas, indígenas e demais espaços. Também estão previstos no cronograma encontros com o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani e com o bispo da prelazia, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva.
“O projeto Missionário na Amazônia é uma parceria entre o seminário interdiocesano Sagrado Coração de Jesus e a Prelazia de Borba com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias. O trabalho faz parte das diretrizes da Comissão Missionaria do Seminário (Comise), que existe no regional há 30 anos e tem como compromisso animar os seminaristas para a dimensão missionaria da vocação”, explica padre Wellistony.
Para o seminarista Igor Torres, que integra o grupo, “a experiência é uma porta para o nosso grande sonho. Visitar as comunidades, sentir o jeito de ser Igreja, acolher com elas a chuva e o sol de cada dia, navegar em sua lidas e em tudo sentir a vontade de Cristo que também escolheu caminhar pelas fronteiras do mundo. Só quem pisa aqui sente a coroa de dores e alegrias que cerca esta terra e como a missão por aqui é um caminho para a conversão pessoal” , reflete ele.
Ainda de acordo com padre Wellistony, conforme a dinâmica do projeto, a cada ano acontecerá um intercâmbio missionário. Em 2018, os seminaristas da prelazia Borba devem fazer sua experiência missionária em uma das dioceses do regional Nordeste VI. A data de retorno do grupo ao Piauí está marcada para o dia 28 de janeiro próximo.
Por Vera Alice Brandão