Dom Inocêncio Lopes Santamaria pode se tornar o primeiro Santo do Piauí. E uma das etapas para que se inicie esse processo foi concretizada: a instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Inocêncio Lopez Santamaria. O cenário desse momento que ocorreu na última terça-feira (20), foi a Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, localizada na cidade de mesmo nome, da qual Dom Inocêncio foi bispo (18/02/1931 a 09/03/1958 ) e onde está enterrado.
A celebração em São Raimundo Nonato contou com a presença de fiéis católicos, representantes de várias dioceses e foi presidida pelo bispo da diocese, Dom Eduardo Zielski.
Vale reforçar que um tribunal com este objetivo é instalado mediante a permissão do Papa. Essa é uma das etapas para o processo de canonização. Caberá ao Tribunal a partir desse momento, analisar a proposta de beatificação que ocorre em 3 etapas: A primeira é a confirmação de que o candidato goza de fama de santidade; Depois avalia-se se a pessoa viveu as virtudes cristãs em grau heróico e, por fim, é analisado se existe algum milagre atribuído a ela, por sua intercessão. Ainda é exigido (necessária a constatação) de um segundo milagre para a canonização do beato.
De acordo com o padre Herculano Negreiros, Dom Inocêncio Lopez pode ser o primeiro Santo do Estado do Piauí e o quarto do Brasil. Questionado sobre o significado dessa beatificação o sacerdote entende que “essa concretização seria um reconhecimento à sua vida de santidade e entrega à evangelização, a partir de sua missão ainda na Europa, e aqui no Brasil com destaque para a obra no Piauí”, esclarece.
Dom Inocêncio Lopez nasceu na aldeia de Sotovellanos, na província de Burgos, comarca de Odrapisuerga, na Espanha, no dia 28 de dezembro no ano de 1874. O religioso ingressou na ordem das Mercês no Convento de Conjo, Em Santiago de Compostela. Ele chegou ao Brasil no ano de 1931. Com a renúncia do Bispo prelado de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramon Harrison Abello, o padre Dom Inocêncio Lopez foi o escolhido para sucedê-lo. Ele foi sagrado Bispo no ano de 1930 e em São Raimundo Nonato tomou posse em 1931. Foi o terceiro bispo prelado da Prelazia Bom Jesus do Gurgueia, residindo em São Raimundo Nonato;
Hoje o Piauí tem um município com o nome do religioso que ficou marcado por sua preocupação pelo trabalho das religiosas como complemento na educação moral e cívica das comunidades.
Uma carta comunicando para a instalação do Tribunal para a causa da beatificação foi assinada pelo Padre Frei José Maria Mohomed Júnior, vice-postulador, da Ordem Mercedária, a qual pertencia Dom Inocêncio.
CARTA COMUNICADO:
“Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz” Ef. 4,1.
Ao recordar todos os santos e santas de nossa Ordem, queremos, irmãos mercedários, agradecer a Deus o dom da vida de um religioso mercedário como nós, que, nos consagramos, para que a alegria do mistério redentor de Jesus se fizesse presente na história da humanidade.
É do conhecimento de muitos de vós a vida de Dom Inocêncio López Santamaria, religioso mercedário, que dedicou sua vida em favor dos cativos, de modo especial no serviço a toda a Ordem, bem como, sendo Bispo Prelado no sul do Piauí.
Envio para vós uns pequenos dados biográficos para a recordação e lembrança do dom dessa vida.
Com o trabalho e o empenho da Província Mercedária do Brasil e o acordo firmado entre Padre Frei Rogério Soares e Dom João Cardoso, bispo de São Raimundo Nonato, a ordem pediu oficialmente a abertura do processo de beatificação de Dom Inocêncio López Santamaria.
Com a posse do novo Bispo de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski e tendo a Santa Sé dado o Nihil Obstat para a causa de beatificação de Dom Inocêncio, a Vice Postulação em acordo com o Bispo, comunica a todos que ficou estabelecida a data de 20 de Dezembro de 2016, para a instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Inocêncio López Santamaria.
Damos graças a Deus pela vida de seus santos e celebramos a riqueza da vida de um homem, pastor com cheiro de ovelhas.
Brasília, 06 de novembro de 2016.
Padre Frei Jose Maria Mohomed Junior O. de M.
Vice-Postulador
Com informações do site da Diocese de São Raimundo Nonato
Por Vera Alice Brandão