A Secretaria Estadual de Educação – Seduc, em parceria com a Fazenda da Paz (Primeira Comunidade Terapêutica do Piauí) vão promover um curso técnico em dependência química com duração de dois anos. Cientes da carência de profissionais dotados de conhecimento e técnica para uma abordagem humanizada junto aos dependentes, o objetivo é capacitar homens e mulheres para que atuem em comunidades e centros terapêuticos.
De acordo com Diana Pacífico, que é assistente social e coordenadora de projetos da Fazenda da Paz, a iniciativa visa ainda possibilitar aos profissionais que já atuam na área mais conhecimento. “Hoje a Fazenda tem unidades na capital e no interior, além da sede na cidade de Timon-Ma e, portanto a carência é enorme em se tratando de profissionais com formação adequada para atuar nos centros e comunidades. Há ainda as necessidades dos órgãos públicos que também integram essa rede de assistência a dependentes químicos. Portanto é com muita alegria que estamos preparando esse curso que vai contribuir para a melhoria dos tratamentos. Serão profissionais altamente capacitados e com qualificação exemplar para atuar nas mais diversas instituições. Estamos felizes e por isso reforçamos o convite para fecharmos uma turma que deve atingir o número de 50 alunos”, reforça.
Aos interessados é importante reforçar que o curso não é de extensão. Tanto que os interessados devem ter ensino médio completo para participar. As aulas serão ministradas nas unidades escolares Premem Norte e Sul. Os encontros serão a cada quinze dias e aos sábados o dia todo (turnos manhã e tarde). “O material didático será fornecido pela Seduc, mas a parte de alimentação e transporte ficará por conta do aluno. Vale ressaltar que a inscrição é gratuita. Para confirmar a participação o postulante à vaga precisará entregar a organização no ato da matrícula cópias do RG, CPF, foto 3×4, comprovante de residência, histórico do ensino médio e certificado do ensino médio”, explica Diana.
As inscrições podem ser efetivadas no escritório da Fazenda da Paz que fica localizado na rua São Pedro, 1841- Centro/ Norte até o dia 20 de dezembro. Para mais informações os interessados podem ligar para os telefones (86) 3221-5995 ou (86) 99972-0220.
Por Vera Alice Brandão