Com a proposta de promover o acolhimento, a reflexão sobre a missão e identidade redentorista, a Vice Província de Fortaleza, composta pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, realizou nos dias 08 e 09 de setembro, em Teresina, um encontro com párocos, superiores e ecônomos. O encontro oportunizou também um momento de avaliar a caminhada dos padres em suas respectivas paróquias e apontar sugestões que possam contribuir com a caminhada de cada confrade.
Partindo da identidade redentorista, o encontro levou os participantes a refletirem sobre o perfil e a forma de apresentar o carisma da comunidade. No segundo momento foi trazida a tona a missão dos redentoristas e a atuação na comunidade, sobretudo a forma como eles coordenam.
Na sexta-feira(09) , o dia foi dedicado à discussão das estruturas de cada comunidade, e da dinâmica e logística que são executadas para que a missão redentorista seja realizada, buscando assim o aperfeiçoamento dos trabalhos.
De acordo com o provincial, padre Domingo Marinho, espera-se que a partir da reflexão proposta nestes dois dias de encontro se possam elaborar algumas linhas de trabalho que ajudem no compromisso maior com a missão redentorista, refletindo na identidade missionária e na devoção à Nossa Senhora. “Temos um papel muito importante e especifico dentro da Igreja, e nosso lugar é ao lado dos mais necessitados, sendo solidários e apoiando as lutas do nosso povo. Daí a necessidade de sentar e avaliar”, completou.
O projeto missionário redentorista é o instrumento os ilumina os trabalhos dos padres para que possam exercer suas funções como instrumentos de Cristo. Atualmente a Vice Província de Fortaleza é formada por 10 comunidades, acompanhadas por 48 padres.
Fonte: Pascom (Paróquia de São José Operário)