A Catedral Metropolitana de Teresina estará em festa no período de 06 a 15 de setembro. Com o tema “Maria – Mãe de Misericórdia” a Paróquia que leva o nome da Padroeira da nossa Arquidiocese promove seu novenário e festa de Nossa Senhora das Dores.
De acordo com o integrante da comissão organizadora do novenário, Matheus Nunes , o momento é de grande responsabilidade para a paróquia, uma vez que a Igreja celebra no mundo todo o Jubileu da Misericórdia. “Temos como missão manter acesa a chama da fé entre nossos irmãos. Por isso reforçamos o convite para toda a comunidade, paroquianos e demais fiéis, afinal é dever de todos nós testemunhar a misericórdia divina. Vamos todos passar pela porta Santa e sentir esse amor maternal que só Maria é capaz de nos oferecer”, convoca.
A programação tem início no dia 06 e abre seguindo a tradição. “A comunidade vai se encontrar às 5h da manhã na Igreja São Benedito. De lá os fiéis saem em caminhada para a Catedral , onde terá um momento de oração , e depois todos seguem até a residência de uma irmã paroquiana, Dona Alzira Dias”, pontua Matheus .
Diferentes grupos e movimentos da nossa Igreja assumirão a responsabilidade de conduzir o novenário. O Terço dos Homens, Legião de Maria, membros do ECC – Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Familiar e integrantes do EJC – Encontro de Jovens com Cristo estão entre eles. Para o público participante a comissão organizadora chama atenção e reforça a importância da participação na programação litúrgica que terá como foco as obras de misericórdia. A cada dia uma obra será trabalhada junto aos fiéis, inclusive nas homilias.
No dia 15 será o encerramento e terão celebrações às 6:30h da manhã e ao meio dia, presididas pelo padre Osório Barbosa e às 18:30h a comunidade poderá acompanhar a recitação das Dores de Nossa Senhora. “De forma especial o último dia da nossa programação, tem a procissão seguida de uma missa a ser celebrada pelo nosso Arcebispo, Dom Jacinto Brito. A procissão será às 18h e missa às 19h”, explica o paroquiano.
Haverá ainda leilões, a peregrinação de Nossa Senhora por lares e residências e a programação social que reforçará o momento de confraternização entre os fiéis.
Por Vera Alice Brandão