A 5ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação teve por objetivo aprofundar a compreensão e o serviço da comunicação no campo da Liturgia da Igreja abrindo assim, um largo horizonte para a articulação e motivação dos membros da Pascom em todo o Brasil. Nas quatro conferências principais e nos seis seminários oferecidos, grandes nomes da Comunicação e da Liturgia na Igreja do Brasil compartilharam conhecimentos e contribuíram para a caminhada pastoral dos presentes.
Sediado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida, a programação foi aberta com as boas vindas do arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, além da fala de incentivo do arcebispo de Aparecida (SP), o Cardeal Dom Raimundo Damasceno, anfitrião do Encontro Nacional da Pascom.
O presidente da Comissão para a Comunicação reiterou em sua fala a alegria de perceber o crescimento da Pastoral. “Demos um passo importante na caminhada da Pascom Nacional. Saímos daquela necessária fase de apresentar apenas temas internos da própria Pastoral e já trouxemos, para esse encontro, um tema que é sinal para a Pascom, o de caminhar em outras direções. A resposta dos agentes foi ótima e nos sentimos fortalecidos para dar novos passos”, avaliou dom Darci.
A primeira noite do evento foi marcada pela conferência do Frei Ariosvaldo da Silva, doutor do Instituto de Liturgia de Petrópolis (RJ), que apresentou o tema central do encontro, com a proposta de unir a comunicação à liturgia. “É preciso reforçar que a liturgia não se separa da comunicação. As duas estão intimamente ligadas sempre. O comunicador precisa ter esta percepção e entendimento”, declarou o frei.
A preocupação e o cuidado com o ambiente sagrado nas suas mais variadas possibilidades foi uma temática presente no decorrer do encontro. O arcebispo de Paranaguá (PR), Dom Edmar Peron apresentou o tema “Comunicação e Anúncio da Palavra”.
Os seminários temáticos integraram a programação no turno da tarde e direcionaram os agentes para melhorar os trabalhos desenvolvidos em suas missões paroquiais e arquidiocesanas. Um dos seminários tratou de estratégias para viabilizar os projetos da Pascom. O momento foi conduzido pelo media oportunnies Hamilton Silva, que destacou pontos importantes na execução e formulação de projetos.
“Uma das estratégias que devem ser pensadas e avaliadas é a própria organização daquilo que se deseja realizar, uma vez que, a delimitação do projeto com todos os seus objetivos, a apresentação para o empresário, parceiro e colaboradores, dará mais segurança na hora de solicitar ajuda financeira. Além do mais, quando se trata de eventos religiosos, é sempre bom conversar e ver a possibilidade de unir forças com outros grupos e movimentos para a realização de um projeto, de uma causa e de um evento, já que a união faz a força”, reforçou.
Durante o 5º Encontro Nacional da Pascom, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de julho, os participantes ainda vivenciaram as celebrações da Misericórdia e Mariana. A organização do evento ofereceu aos agentes uma visita guiada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde tiveram a oportunidade de conhecer cada detalhe do local sagrado que recebe milhões de visitantes por ano.
Na cerimônia de encerramento do encontro, os agentes receberam as bênçãos da padroeira do Brasil e o envio para as suas missões. “Vocês, comunicadores tem a missão de ir e continuar aquilo que já fazem com zelo. Que cada vez mais busquem também crescer espiritualmente para bem comunicar aquilo que as nossas paróquias e comunidades realizam”, finalizou.
Outras informações:
No encerramento do 5º Encontro Nacional da Pascom aconteceu o lançamento do site do 10° Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). As informações e novidades da iniciativa, que acontecerá no ano de 2017, entre os dias 16 e 20 de agosto, em Joinville (SC), já estão disponíveis no portal oficial do evento (www.muticom.com.br).
Por Vera Alice Brandão e Josiane Sousa