O arcebispo metropolitano de Teresina Dom Jacinto Brito celebrou nesta quinta-feira (16) a passagem dos seus 69 anos de idade. Em comemoração à data, amigos, familiares e a comunidade em geral se reuniram para a celebração de uma santa missa presidida pelo próprio aniversariante.
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, nasceu em Bacabal (MA), no dia 16 de junho de 1947. Realizou seus primeiros anos de estudos no Grupo Escolar Osvaldo Aranha (1ª a 4ª séries) e no Colégio Nossa Senhora dos Anjos (5ª a 8ª séries), em Bacabal. Fez estudos secundários no Seminário Santo Antônio, em Campina Grande. Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza e no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Cursou Teologia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife. Possui formação em psico-pedagogia.
Durante a homilia, o aniversariante avaliou a sua vida e missão e falou da alegria de celebrar e louvar ao Pai Misericordioso mais um ano de vida. “Gratidão a Deus por tudo aquilo que Ele é e pelo o que comunica para nós. É um dever de consciência administrar bem aqueles dons que recebemos, que são dados não por merecimento, mas por graça e puro amor de Deus”, pontuou.
A missa comemorativa foi concelebrada pelo arcebispo emérito de Teresina Dom Miguel Fenelon, além de boa parte do clero arquidiocesano. O governador do Estado Wellington Dias prestigiou a celebração. O casal Cristiano Gonçalves e Karla Poliana, da Catedral de Nossa Senhora das Dores, fizeram mensagem especial para o arcebispo em nome de todos os paroquianos, além do vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, representando todo o clero.
Dom Jacinto era só alegria no olhar. Em sua fala ele agradeceu as orações direcionadas a ele e fazendo referência ao profeta Jeremias destacou que desde o ventre da sua mãe, dona Inez, que estava na celebração, Deus já lhe conduzia.
“Em vista de algo que Deus deseja, somos apenas administradores dos dons que recebemos para que se construa a obra pela qual o Senhor nos chamou. Para nós que temos fé, sabemos que nada é ocasional. Há um chamado misterioso de Deus que vai nos conduzindo desde o ventre materno. Agradeço pelas orações de cada um dos que aqui estão e sempre me colocam em suas intenções”, finaliza.
História
Jacinto Brito foi ordenado padre no dia 15 de janeiro de 1972, em Bacabal. Foi pároco na Paróquia de São Benedito em Pedreiras, no período de 1972 a 1994. Foi membro do Conselho Pastoral Diocesano (1972-1980); membro da Comissão Nacional do Clero (1980-1983); membro do Colégio de Consultores da Diocese (1984-1994); Vigário Geral da Diocese (1990-1995). Foi reitor do Seminário Interdiocesano de Santo Antônio, em São Luís (1995-1998), onde também ensinou a disciplina prática sacramental.
Nomeado bispo de Crateús pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de maio de 1998, em Crateús, das mãos de Dom Antônio Batista Fragoso e de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte e Dom Pascásio Rettler, OFM. No dia 22 de fevereiro de 2012 o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Teresina.
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho é o 2º bispo diocesano de Crateús, sucedeu a Dom Antônio Batista Fragoso . É o 7º arcebispo de Teresina, sucedendo a Dom Sérgio da Rocha.