A festa começou com a beleza dos tapetes feitos por paroquianos desde bem cedo do dia 26 de maio, quando a Igreja celebrou a solenidade de Corpus Christi. A contribuição amorosa e dedicada ao Corpo e Sangue de Cristo deixou a celebração ainda mais linda. Os tapetes foram confeccionados para que Jesus Eucarístico, carregado pelo arcebispo de Teresina, passasse no meio do povo.
Dom Jacinto Brito, em sua homilia, durante a celebração, pontuou a beleza de Deus que se oferta inteiramente aos filhos através da Eucaristia. “Ele se entrega inteiramente a nós, sem reservas, e se derrama em misericórdia”, declarou.
A tradicional solenidade de Corpus Christi foi realizada na Catedral de Nossa Senhora das Dores, onde milhares de fiéis professaram a sua fé pública na Eucaristia, fonte inesgotável de amor, como revela a professora Euda Mendes. “Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia é a vida da Igreja. É minha vida também, enquanto cristã”, pontua.
A celebração contou a presença e participação de boa parte do Clero da Arquidiocese de Teresina. Padre Antonio Cruz, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, reforçou a importância de bem vivenciar este dia tão especial para a fé católica.
“Jesus é a cabeça da Igreja e nós somos os seus membros. Na festa do Corpus Christi nos congregamos e vemos que somos uma só família. O senhor é a nossa luz, nossa vida. Nós somos dele e somos as suas testemunhas, nesta festa por excelência da Igreja”, observou.
Após a missa, os milhares de pessoas seguiram em procissão pelas ruas do Centro de Teresina em direção à Igreja de São Benedito, onde foi realizada a bênção Solene do Santíssimo. Durante o momento especial, Dom Jacinto Brito afirmou que “Teresina é uma cidade eucarística” e pediu aos fiéis para entregarem suas vidas à Jesus.
“Padres, confiem suas vidas a Jesus Eucarístico. Jovens adorem cada vez mais a Jesus na Sagrada Comunhão. Povo de Teresina, entreguemos nossas vidas aquele que nos dá a vida e se oferta a nós no seu corpo e no seu sangue”, finalizou.