Ainda não eram 5 horas da manhã e a movimentação de fiéis já estava intensa na cidade de Santa Cruz dos Milagres, localizada a 187 km de Teresina. Era dia 03 de maio, data da primeira grande peregrinação do ano à cidade para a Festa da Invenção da Santa Cruz. Estima-se que mais de 20 mil romeiros participaram da celebração.
A programação da festa foi realizada na antiga estrutura da Igreja, contando com a presença do arcebispo metropolitano de Teresina Dom Jacinto Brito, que presidiu a celebração, acompanhado por dezenas de padre, diáconos e seminaristas.
Sendo a primeira das três grandes romarias que o Santuário realiza, a festa reúne sempre uma grande quantidade de fiéis, que se antecipam e chegam antes do grande dia.
“A festa da Invenção da Santa Cruz tronou-se muito popular entre aqueles que têm grande devoção à Cruz. Muitos chegam com bastante tempo de antecedência para o momento que celebramos no dia 03 de maio”, comenta o reitor do Santuário, padre Francimilson Holanda.
Dentro da programação, a beleza da expressão de fé é perceptível aos que chegam. Os romeiros se emocionam a cada vez que tocam a cruz e sentem a presença do Ressuscitado em suas vidas. A festa conta sempre com o momento em que se rezam 100 Ave Marias em intenção da Igreja.
O reitor do Santuário relata ainda que a ida dos romeiros até Santa Cruz dos Milagres revela o tamanho da fé deles. “O encontro com Deus na Igreja, no Santuário é lindo de ver. É um privilégio o encontro com Jesus no Templo e especialmente na Eucaristia. É a fé vista através destes romeiros que participam da festa”, finaliza.
Por Josiane Sousa