Um debate importante sobre a importância de valorizar a vida vai ocorrer nos dias 13 e 14 de maio de 2016 na Universidade Federal do Piauí (UFPI). É o Seminário em Defesa da Vida Humana que tem por proposta informar o público sobre os riscos do aborto. O evento é uma realização da Associação Nacional da Cidadania pela Vida Humana (Adira).
O seminário é um projeto de extensão de inscrição gratuita, que contará com emissão de certificado por participação. A programação inclui palestras de médicos, juristas e especialistas no assunto, com o intuito de fortalecer a questão e levar informação de qualidade à comunidade.
Na ocasião, o debate revela a importância da preservação da vida, a construção de laços familiares e a prevenção contra o aborto, suas implicações e orientações embasadas no Código Penal, artigos científicos entre outros.
Para Allan Araújo, vice-presidente da Adira, o evento é importante porque alerta sobre os perigos que cercam esta prática. “Queremos capacitar interessados e formar multiplicadores na tarefa de levar a mensagem de valorização e defesa da vida às comunidades, escolas e universidades. É um trabalho de prevenção através da informação. Além disso, nós convidamos os jovens que acreditam nesse propósito, para que eles possam manifestar de modo pacífico sua posição contrária ao aborto”, explica.
O vice-presidente da Adira afirma que a intenção do seminário é esclarecer a comunidade sobre os dados reais do aborto e seus riscos físicos e emocionais. “Com as palestras, vamos ajudar essas pessoas a serem formadoras de opinião. E depois, identificar naquele público quem terá o interesse de levar essa mensagem”, afirma Allan.
Palestras
O ciclo de palestras do evento será formado por nomes que há anos se engajam na luta em promoção do direito de viver. Entre eles, o economista e mestre em administração de sistemas Eduardo Melo, de Curitiba, o presidente da Adira e também professor de Direito em Brasília, José Miranda de Siqueira, além da pediatra e neonatologista cearense Eliane de Oliveira.
Compondo a mesa de monitores, o professor da UFPI, Roberto Freitas Filho, se diz empolgado com a participação no seminário. “O aborto é uma realidade da vida moderna e precisa de uma abordagem atraente para os jovens. Na oportunidade, poderemos discutir e questionar os conceitos e diferentes visões sobre o aborto. De modo científico, iremos constatar que o melhor caminho não é a legalização”, conclui o defensor público do Piauí.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Adira. O evento acontece no Auditório do CCHL – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI. A programação começa sempre às 9h da manhã e segue até às 18 horas.
Evento: Seminário Em Defesa da Vida Para Capacitação de Multiplicadores
Data: Dias 13 e 14 de Maio | Das 9h às 18h
Local: Auditório do CCHL – UFPI
Entrada gratuita e certificação | Inscrições: www.adira.org.br
Informações: Luciana Modesto (86) 9 8805-1693/ 9 9964-1694 | Pedro Vitor (86) 9 9421-9492