O som que embala as manhãs no Centro de apoio à criança “Michele de Gruttola” também transforma vidas. A aula de flauta começa cedo e revela o talento de meninas e meninos que tem entre 7 e 10 anos e encontram no Centro uma casa de apoio escolar. Mas não é só eles que recebem os ensinamentos. Para o instrutor de flauta, Marsoni Araújo, o momento também é de aprendizado.
“Aqui eu aprendo e acredito: bem mais que eles. Não são só os meus alunos que evoluem. A minha vida tem sentido quando eu compartilho conhecimento. Poder perceber a disciplina e a atenção também é uma forma de crescimento pessoal. Sinto-me recompensado com tamanha doação dessas crianças que tem sede de conhecimento”, emociona-se.
Os pequenos beneficiados com as aulas de flauta encontram também no Centro reforço escolar. Já são muitos os beneficiários que passam de 80.
Tudo que é ofertado no Centro é gratuito. O espaço fica localizado no bairro Porto Alegre, na zona sul de Teresina. A região carente foi presenteada com a obra de Deus que tem como pilar os princípios Franciscanos da humildade e da simplicidade.
Gerenciado pela associação das Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria o tempero do trabalho é amor. Tudo tem o dedo de São Francisco. Nas paredes do Centro ele é lembrado e o exemplo de São Francisco é fonte inspiradora.
A estrutura começou a ser erguida em 2002. Tudo foi pensado para abrigar as crianças em horários de contra turno, ou seja, fora do expediente escolar. As salas de aula são espaçosas, o refeitório abriga cerca de 50 crianças e elas recebem alimentação e contam também com ampla brinquedoteca e uma excelente estrutura administrativa.
A grade de profissionais do centro é composta por 4 freiras e 14 colaboradores. São pedagogas, assistentes sociais e demais profissionais que tem a missão de transformar o lugar na extensão dos lares de dezenas de famílias que confiam nas irmãs a formação dos seus filhos.
De acordo com a Assistente Social Lívia Souza “a parceria com as famílias das crianças é importante no sucesso do nosso trabalho. Fazemos visitas aos lares para conhecer a realidade de cada um e isso se reflete em metodologias eficazes que se revertem crescimento pessoal e espiritual”, reforça.
No Centro as crianças vivenciam experiências de grande crescimento. Após a aula na escola convencional, são levados pelos pais para o local onde têm uma grade curricular com formação religiosa, aulas de dança e de balé. No Centro eles também têm o reforço escolar com os monitores.
“A missão é contribuir para o crescimento espiritual. Além do reforço escolar e das outras formações o nosso maior incentivo é realizar o trabalho com amor. Esse é o nosso pilar! Não abrimos mão de colocar Deus na vida dessas crianças. Por isso tenho certeza que os milagres são Dele. Nós somos apenas instrumentos”, explica a Irmã Nélia Maria.
O Centro de apoio à criança “Michele de Gruttola” edifica vidas e contribui para a melhoria da qualidade de vida de garotos e garotas. Um trabalho que mostra a ação da nossa Igreja e contribuiu para a formação educacional.
Endereço do Centro de Apoio à Criança “Michele de Gruttola”
Rua Madre Catarina Troiani, 8290B – Bairro Porto Alegre
Telefone (86) 3219-1819
Por Vera Alice Brandão