Uma manhã inteira de partilha. Assim foi o sábado para agentes de pastorais de todos os níveis da Arquidiocese de Teresina. É que teve início hoje o calendário de ações para divulgação da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O momento foi conduzido pelo Padre Anésio Farla que é de Porto Alegre (RS). O formador é o convidado da Arquidiocese para disseminar junto ao público local a proposta da campanha desse ano.
Na sua fala inicial além de enfocar a importância dos cuidados que todos devem ter com a casa comum. O padre que tem 20 anos de sacerdote pediu ainda olhar atento para a defesa e preservação do meio ambiente e fez ainda um breve relato sobre a história da Campanha da Fraternidade desde a sua primeira edição.
“Essa é uma caminhada de anos. Uma iniciativa da Igreja Católica que demonstra a preocupação com todos os irmãos. Não podemos apenas observar as injustiças. Nós que somos Igreja temos esse compromisso. É nosso papel levar informação e contribuir para a conscientização e melhoria da qualidade de todos. As Campanhas da Fraternidade, em todas as suas edições, assume esse compromisso com o bem dos fiéis. Esse ano observa-se uma temática ampla. Não é só o cuidado com a casa comum. As atitudes devem ser abrangentes. São mudanças de comportamento e um pacote de ações que deve unir comunidade e poder público. Todos têm seus deveres e direitos e não podemos permitir que crianças sejam acometidas por falta de ações simples que significam a preservação da vida” alerta o Padre e formador Anésio Ferla.
A formação foi no Auditório Paulo VI, no Centro Pastoral Paulo VI. O encontro reuniu ainda padres e diáconos e contou também com a presença do Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, Padre Tony Batista. Estiveram presentes também representantes das demais dioceses do Estado do Piauí. Esse ano o tema da CF 2016 é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho não seca” (Am 5.24).
“A nossa missão é além de formar os agentes, estimular que estes levem a mensagem da Campanha da Fraternidade. Não podemos deixar de chamar a atenção das comunidades para o cuidado com a sua casa comum. Ainda hoje, em pleno século XXI temos esgoto a céu aberto. Uma realidade que acomete milhares de brasileiros todos os anos. Muitos morrem por falta de cuidados simples. Então essa é uma missão de todos nós que somos Igreja: zelar pela casa comum” explica Padre Leonildo Campelo que é o coordenador da Campanha da Fraternidade em nível de Arquidiocese de Teresina.
Maria Francisca é funcionária pública e é paroquiana da Igreja Menino Jesus de Praga, no bairro Saci, na zona sul de Teresina. Para ela o momento é de conhecimento. “Como parte da comunidade entendo que zelar pelo bem comum é dever de todos os cidadãos. Vim para a formação com o objetivo de adquirir conhecimento para poder compartilhar e assim contribuir com os objetivos da campanha” reforça.
E as ações de divulgação da Campanha da Fraternidade 2016 prosseguem. No próximo dia 11 de fevereiro tem o lançamento da Campanha na residência Episcopal para a Imprensa. No dia 13 de fevereiro, às 16h, no Parque Nova Potycabana a Arquidiocese de Teresina lança e apresenta os objetivos da CEF para toda a comunidade.
Por Vera Alice Brandão