Em julho de 2016 (nos dias 7, 8,9 e 10), acontece o “Nordestão da CEB’s”, um encontro das comunidades eclesiais de base. E para organizar todo o evento que terá como sede a capital Teresina, acontece nos próximos dias 27 e 28 de janeiro um encontro em preparação para 7° edição.
Representantes e lideranças de pastorais, grupos, movimentos de diferentes estados do Nordeste, devem participar do momento que está sendo organizado pela articulação regional. No dia 28 será a missa de lançamento do “Nordestão” na Paróquia de São José Operário. A celebração será às 17h e de acordo com Ana Lúcia Café, coordenadora das CEB´s nos dois dias de encontro a missão é “informar, motivar, sensibilizar e organizar toda a programação, como também apresentar as equipes de serviços e a indicação de nomes para a sua composição; além do fechamento de uma agenda mínima de caminhada” explica.
Os ‘Nordestões’ das CEBs “têm como objetivo geral fortalecer a relação e a articulação na grande Região Nordeste, subsidiando as equipes regionais de CEB’s na luta pela melhoria das condições de vida das comunidades” explica Vanda Carvalho que é vice-coordenadora do conselho.
Além da troca de experiências, é um momento de formação e articulação. Esses encontros mostram que as CEB’s estão vivas e precisam se unir para formatar ações que envolvam a comunidade. Esse ano o tema do encontro será “Os desafios do mundo urbano” e o lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo nordestino e desci para libertá-los”.
Na programação do Nordestão estão confirmadas as presenças do padre Júlio Ferreira que é redentorista e de Francisco Signorelli que é graduado em filosofia pela Universidade Católica de Campinas. “Temáticas como a violência contra a mulher e os jovens. A tecnologia e seus desafios, poluição das grandes cidades e a política econômica além dos impactos dos grandes projetos de desenvolvimento serão alvo das discussões” explica Vanda.
O Nordestão é uma preparação para o Intereclesial de CEB´s que será realizado em janeiro de 2018 e unirá representantes da Igreja Católica do mundo inteiro. O Ato é ecumênico e terá como sede a cidade de Londrina no Paraná.
Por Vera Alice Brandão