A obra de construção do novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres teve início há cinco anos. Foram muitos os esforços da sociedade e de todos aqueles que fazem a Arquidiocese de Teresina para que esse sonho tornasse real. Desta forma, alcançados os objetivos, no próximo dia 10 de janeiro (domingo) será a inauguração.
A missão de atender melhor os visitantes e turistas que todos os anos visitam a cidade de Santa Cruz dos Milagres, além do fortalecimento do trabalho de evangelização, é a conquista mais relevante segundo o pároco e reitor do Santuário, padre Francimilson Holanda, que se dedicou para concluir essa etapa e esteve a frente de uma campanha que visava a arrecadação de recursos para serem empenhados na obra.
A nova casa de oração tem mais de 4.000 m2 de construção e capacidade para receber, aproximadamente 3.500 pessoas. Localizado na cidade de Santa Cruz dos Milagres, a 181 km de Teresina, é o terceiro santuário mais visitado do país. São 200 mil romeiros que passam por lá, todos os anos. “O santuário é um direito dos romeiros, já que o espaço atual existente é pequeno para abrigar tanta gente. Com a concretização desse sonho iremos oferecer também um melhor atendimento pastoral”, reforça o padre Francimilson.
O Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista relembra como tudo começou. “O povo simples, pobre e cheio de Deus fez o caminho seguindo o horizonte da fé. Transformou aquele ermo em Santa Cruz. Pela insistência dos pequenos edificou-se um pequeno templo, símbolo da beleza da fé dos pobres de Deus. A esperança dos mesmos pobres deu espaço ao sonho. E o sonho foi sonhado em mutirão. A insistência dos pobres de Deus, peregrinando àquele pequeno santuário, vivendo dificuldades e desconforto sem limites deu lugar a um novo sonho. Tudo começou do zero e a esperança foi se espalhando”, comemora.
O novo santuário tem capacidade para abrigar quinze vezes mais pessoas do que o Santuário atual. “Deus ama a quem dá com alegria. Agradecemos de todo coração a todos que colaboraram espontaneamente e aos que continuam contribuindo para a construção do Reino de Deus” explica o padre Francimilson.
Além da inauguração o momento religioso terá ainda a celebração de abertura da Porta Santa. Como esse é o Ano da Misericórdia a primeira abertura da Porta foi na catedral. A solenidade foi em dezembro do ano passado e reuniu milhares de fiéis. O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito estará celebrando a santa missa, às 09h da manhã, e todos os fiéis da nossa Igreja estão convidados a passar pela porta santa, celebrando a Eucaristia no novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres.
Outras informações
As festas anuais na cidade: FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ, de 05 a 14 de setembro; ENCONTRO DOS SANTOS, no segundo domingo de novembro (neste ano: 08/11); e INVENÇÃO DA SANTA CRUZ, dias 02 e 03 de maio.
Por Vera Alice Brandão