Teresina recebe a visita do Diácono Ribamar Moraes que é membro da Diocese de Brasília e coordena a Pastoral do Povo da Rua da capital Federal. O visitante também preside a Instituição Casa Santo André que só em Brasília já possui 10 unidades onde ficam abrigados cerca de 220 irmãos que eram moradores de rua e foram convencidos a irem para as casas de abrigo mantidas pela Diocese de Brasília com o apoio das parcerias administrativas a nível estadual.
Em Teresina, a filial da Casa Santo André já funciona há 11 meses e lá estão abrigados 8 ex-moradores de rua. O coordenador da pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Teresina, Padre João Paulo, explica que hoje apesar do pouco do tempo de serviços realizados “a principal demanda é a dificuldade de conseguirmos recursos, por isso a importância da vinda do Diácono Ribamar. Lá em Brasília o modelo e os serviços da Casa Santo André são referência em assistência e com as parcerias que firmaram a nível estadual os trabalhos estão sendo realizados de forma legal e com sucesso. Por isso, viabilizamos esse encontro hoje para juntos ampliarmos os nossos serviços” explica.
A Casa Santo André tem 10 anos e sua equipe multidisciplinar realiza o trabalho de serviço de abordagem e acolhimento. “Lá temos o Certificado de utilidade pública que nos garante a legalização das parcerias com as secretarias estaduais específicas que nos apoiam contribuindo para o êxito do trabalho. E é isso que queremos implementar aqui em Teresina. Hoje nesse encontro tivemos uma videoconferência com nossos assessores jurídicos que estão lá em Brasília e contribuíram para os esclarecimentos do padre João Paulo e de sua equipe sobre como viabilizar essa etapa que é essencial para o bom andamento dos trabalhos” pontua o Padre João Paulo.
Durante o encontro que acontece na casa Santo André em Teresina foi definido ainda um calendário de ações para o ano de 2016. “Nossa missão principal é ser presença junto ao povo de rua que nesse momento se encontra em situação de abandono, tendo os seus direitos desrespeitados e sem o atendimento das suas necessidades. Por isso não podemos medir esforços” explica o diácono.
A reunião serviu ainda para a qualificação dos voluntários da pastoral do povo de Rua de Teresina.
“Está no Evangelho de Mateus: Levar alimento a quem tem fome, água a quem tem sede, vestir quem não tem roupas e acolher os desabrigados” finaliza o Padre João Paulo.
Aqueles benfeitores que desejam contribuir com a Pastoral do Povo de Rua também podem se deslocar até a casa da pastoral que fica localizada na Rua Anísio de Abreu, número 702.
Por Vera Alice Brandão