Em entrevista concedida para o Programa Em tuas Mãos- Especial de Natal que foi ao ar ontem (24), o Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista falou sobre o Jesus dos dias atuais e emocionou com belas reflexões.
O padre iniciou a entrevista fazendo um convite para os telespectadores. Lembrou que para se reconhecer o Jesus dos dias atuais é necessário se remeter a Sagrada Escritura “é muito claro o texto de São Paulo. Quando chegou a plenitude dos tempos Deus não mandou mais ninguém, Ele mesmo veio! Se encarnou no seio de uma mulher chamada Maria. Então, qual é a lição? É exatamente no meio dos homens que Jesus Cristo se encarna, no seio de uma família. Por isso quem procura Jesus Cristo vai encontrá-lo nas pessoas. Deus está presente na natureza, na sagrada escritura, mas sobretudo Ele está presente nas pessoas e sobretudo nas pessoas mais humildes; mais precisadas; mais simples. É mentira celebrar o natal apenas com os nossos presépios” reflete.
Padre Tony lembrou ainda sobre o verdadeiro significado do Natal. “Como posso celebrar o natal se sou indiferente à pobreza, à miséria? Como posso montar um presépio na minha casa se não tenho atenção com as crianças que estão perambulando pelas ruas? Fazer uma ceia se eu não me preocupo com as pessoas q estão passando fome?”.
A jornalista Josiane Sousa, apresentadora do Programa Em tuas Mãos que conduziu a entrevista questionou ao Padre sobre como os fiéis católicos devem se preparar para receber o menino Jesus. O padre Tony foi bem esclarecedor: “O coração deve estar desapegado de toda a vaidade. Eu preciso me esvaziar para me deixar preencher com Jesus Cristo. Ninguém na arrogância pode celebrar o natal que é uma festa de alegria. São Leão Magno disse que não pode haver tristeza quando a vida está nascendo” pontua.
Mas e como a Igreja gostaria que todos nós trilhássemos o caminho de encontro ao Menino Jesus? Para o vigário geral da Arquidiocese a caminhada deve ser inspirada “na misericórdia e pelo acolhimento. O perdão e a humildade também devem ser características já que o natal é a festa da simplicidade e só os simples podem entender o que é o natal e este Deus que se faz fragilidade em numa criança” enfatiza.
Ao final da entrevista padre Tony deixou uma mensagem de natal para todos os filhos de Deus. “A minha mensagem é a mesma de São Leão Magno. ‘Não pode haver tristeza quando nasce a vida’. Portanto levante a cabeça e celebre no seio da sua família. Pense no outro, não pense só na sua família. Afinal, quando me esqueço e lembro dos outros, Deus lembra de mim. Portanto, um feliz natal e não apenas celebre, deixe que Deus nasça no seu coração” finaliza.
Por Vera Alice Brandão