Estamos cada vez mais próximos de celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Para que o momento seja bem vivido, uma das formas mais recorrentes no período na busca dessa conexão é a prática de novenas natalinas.
Em comunidade, os fiéis cristãos se reúnem melhor para bem vivenciar a palavra deixada pelo nosso Salvador. Para o ano de 2015, a cartilha produzida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recomenda a reflexão sobre a paz, justiça e família.
“Por isso que é importante rezar junto. O ser humano, por si só, é um ser sociável. E deve ser em comunidade que se deve chegar a uma reflexão mais aprofundada do ano que passou, do que pretendemos para o ano seguinte e como a palavra de Deus deve sempre guiar nossas vidas”, garante Frei Edmilson Vieira.
Na área pastoral da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Tancredo Neves, a prática da novena de Natal já é uma tradição de pelo menos 10 anos. Um momento único de cada vez mais refletir sobre as indicações da Igreja.
“É bom seguir as recomendações da igreja. A cartilha também nos deixa um pedido para um ato concreto. Esse ano, estamos recolhendo alimentos e roupas para doar aos mais necessitados”, conta a professora aposentada Cássia Queiroz.
Tradicionalmente, as novenas seguem até o dia 25 de dezembro, data máxima do Natal. Mas como rezar nunca é suficiente, a prática da reza em comunidade pode, e deve ser, explorada sempre no decorrer dos anos.
“É essa experiência que nos auxiliar a ter uma maior conectividade com o pai. Assim, estaremos sempre ligados e refletindo sobre o que o pai deseja para nossas vidas”, revela Frei Edmilson Vieira.