Está no Evangelho de Mateus: Levar alimento a quem tem fome, água a quem tem sede, vestir quem não tem roupas e acolher os desabrigados. E é essa a missão principal da Pastoral do povo de rua que tem como diretor espiritual o Padre João Paulo, além da colaboração de voluntários que assumem o compromisso de contribuir para a melhoria de vida daqueles que estão sem abrigo.
E para seguir a missão nessa reta final de ano a pastoral organiza um calendário de ações que serão realizadas ao longo do mês de dezembro. As ações sociais de apoio aos mais necessitados e moradores de rua tem início no dia 20 de dezembro. “Nessa data, um grupo de jovens estarão reunidos na capela do Hospital Getúlio Vargas onde irão dar início a um mutirão. Eles vão percorrer ruas do centro da cidade e adjacências fazendo atendimento aos moradores de rua. Nessas ações costumamos levar de tudo: alimento, roupas, colchões e o alimento principal que é a palavra de Deus”, explica o padre João Paulo.
Para os interessados em participar e compartilhar dessa missão que é o cuidado com o próximo, o padre João Paulo explica que basta apenas se apresentar na capela do hospital Getúlio Vargas no horário agendado acima. “Todos são bem-vindos! Precisamos dessa corrente de amor. Por mês nossa meta é retirar da rua cerca de 15 irmãos. Com muito esforço temos atingido essa meta”, explica.
Além da doação pontual nesse mês de dezembro a pastoral do povo de rua convida para um comprometimento mensal dos voluntários através de carnês com valores a serem doados de forma mensal. “O irmão que se preocupa com o próximo segue os ensinamentos do Pai e essa é uma missão de todos nós. Esses carnês podem ser adquiridos na secretaria da Capela do Hospital Getúlio Vargas. Temos colaboradores que nos ajudam nessa parte mais administrativa. Portanto quem quiser participar basta se apresentar. Tudo que é doado tem como destino final os mais necessitados”, pontua.
A programação do mês de dezembro tem seu ponto alto na véspera de natal, dia 24 de dezembro quando membros da pastoral também irão se concentrar na capela do Hospital Getúlio Vargas a partir das 11h30min da manhã para mais uma vez percorrer as ruas levando refeições àqueles que não tem comida. A mesma ação se repete no dia 25 de dezembro, no mesmo horário e no mesmo local. “Você que tem interesse em servir ao Pai deve apenas vir até a capela para juntos realizarmos esse gesto de caridade e de amor ao próximo”, convida o padre João Paulo.
Aqueles benfeitores que desejam contribuir com a Pastoral do povo de rua também podem se deslocar até a casa da pastoral que fica localizada na Rua Anísio de Abreu, número 702. “É para lá que são levados os irmãos que aceitam deixar as ruas. Mantemos a casa com muito esforço. Os gastos são grandes e por isso a ajuda de benfeitores é necessária. Seja através de doações ou com a dedicação voluntária no engajamento das ações pelas ruas, tudo é bem-vindo. Quanto mais apoio, mais irmãos abrigados”, finaliza o padre.
Por Vera Alice Brandão