A parceria entre a Arquidiocese de Teresina e a Fazenda da Paz resultou na criação de um novo complexo terapêutico para tratamento de dependentes químicos no Piauí. Desta vez, o espaço foi inaugurado no município de Valença, a 210 km da capital.
O local, preparado para receber, a princípio 23 pacientes, foi entregue à comunidade no dia 3 de novembro de 2015. Para marcar a data, o arcebispo dom Jacinto Brito celebrou uma santa missa no complexo terapêutico.
“Deus não costuma dispensar nossa participação em suas obras. Esse espaço é entregue como esforço de muitas mãos. Bendito seja Deus que inspirou essa feliz ideia e acompanhou os passos dessa realização”, disse o pastor aos presentes.
O novo prédio conta com capela, alojamento, campo de futebol, salas multifuncionais, lavanderia e refeitório. O público alvo são homens que cometeram pequenos delitos e são dependentes químicos.
“Sonhos se tornaram realidade. Deus nos associa à sua obra para que sejamos co-realizadores e é um privilégio para nós, da Arquidiocese de Teresina, fazer isso e entregar esse complexo terapêutico”, analisa dom Jacinto Brito.
O espaço recebeu o nome de “Mãe Misericórdia” e está adaptado para a realização de tratamento, prevenção, acompanhamento espiritual e familiar promovendo a reinserção social daqueles que usufruírem do serviço.
A inauguração da unidade acontece 20 anos após o início do projeto Fazenda da Paz, coordenado por Célio Barbosa. Na celebração, o gestor relembrou seus momentos de dificuldades e contou como será desenvolvido o trabalho no local.
“Começamos com uma casa de taipa e hoje este espaço é uma mansão para nós. O importante é dar dignidade. Devemos viver a palavra de Deus e levá-la para quem mais precisa. Hoje, quem mais precisa são os usuários de drogas. Posso falar isso porque eu sei desse mundo há 31 anos”, revela.
A nova unidade da Fundação Fazenda da Paz está localizada no km 207 da BR 316. Em breve, a instituição deve abrir uma nova unidade no município de Parnaíba, litoral piauiense.