A Arquidiocese de Teresina recebe neste sábado, 1º de fevereiro, a cruz peregrina em preparação para a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí. A celebração eucarística de acolhida da Cruz acontecerá às 19h na Igreja Matriz da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no bairro Dirceu II.
A cruz peregrina, símbolo da caminhada de fé e compromisso com as causas sociais e ambientais, ficará na nossa Arquidiocese até o dia 07 de março. Com o tema “Ecologia integral a serviço da vida” e o lema “Com carinho preparastes essa terra para os pobres” (Sl 67,11), a 16ª Romaria da Terra e da Água no Piauí acontecerá nos dias 19 e 20 de julho em Bom Jesus do Gurgueia.
Inspirada nas encíclicas Laudato Si’ e Laudate Deum, a Romaria convida à conversão ecológica, incentivando um engajamento concreto na defesa da terra e da água, bens essenciais dados por Deus a toda a humanidade.
De acordo com o diácono Francílio Ribeiro, da coordenador arquidiocesano da Comissão da Romaria da Terra e da Água, esta iniciativa convida os fiéis a refletirem sobre a degradação ambiental e seus impactos nas comunidades mais vulneráveis. “A Romaria nos leva a um discernimento crítico sobre o uso das energias renováveis, que, embora sustentáveis, podem afetar comunidades tradicionais e comprometer o equilíbrio ambiental. A Igreja questiona a quem essas fontes de energia realmente servem e quais são seus impactos sobre a Casa Comum”, destacou.
Ele também alertou para os perigos do desmatamento, que destrói ecossistemas, ameaça a biodiversidade e prejudica comunidades tradicionais. “Inspirados pelo Evangelho e pela ecologia integral, somos chamados a agir com justiça e solidariedade, defendendo as florestas, os rios e a vida. A Romaria nos convida a refletir e a assumir a responsabilidade de proteger a natureza, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável e respeitoso com as pessoas e o meio ambiente”, concluiu.
A Romaria da Terra e da Água é uma tradição viva da Igreja no Piauí, reunindo comunidades, movimentos sociais, pastorais e fiéis engajados na causa socioambiental, reforçando a necessidade de um olhar integral sobre a criação, unindo fé e responsabilidade ecológica. Em sintonia com o chamado do Papa Francisco, a Igreja no Regional Nordeste 4 da CNBB reafirma que o cuidado com o meio ambiente é também um compromisso cristão.