No Natal, a comunidade cristã celebra o nascimento de Jesus, o Deus Eterno que, em um gesto de imensurável amor, escolheu fazer-se criança para trazer a Salvação ao mundo. É neste tempo sagrado que a Igreja se reúne em oração, refletindo sobre a Palavra de Deus e renovando sua fé no Verbo Encarnado. Ao lembrar o momento em que o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós, a Igreja proclama a esperança de redenção para uma humanidade marcada pelo pecado, mas resgatada pela presença divina em meio aos homens.
Nestes dias que antecedem o Natal do Senhor, padre Amadeu Matias, vigário geral da Arquidiocese de Teresina, convida a refletir sobre o mistério que envolve o nascimento de Jesus e o profundo significado dessa celebração na vida cristã. Para o sacerdote, o Natal é o início da Salvação trazida por Jesus Cristo, um momento de grande importância espiritual. Ele descreve a vida de Jesus como um “mistério”, destacando que, embora a Páscoa seja o grande momento da Salvação, o Natal marca o início dessa jornada. O nascimento de Cristo representa o momento em que a vida divina assume a condição humana, tornando possível a nossa elevação a uma vida celestial.
“O mistério do Natal é o intercâmbio de dons”, afirma, referindo-se ao “comércio” entre o céu e a terra, onde a presença de Deus entre nós eleva a humanidade ao céu. “Celebrar o Natal, portanto, é reconhecer a singeleza de Deus, que se faz presente na vida humana, e nos convida a participar da vida divina”, enfatiza.
O nascimento de Jesus também é um símbolo da reconciliação. “Ao assumir a condição humana, Jesus não só nos aproxima de Deus, mas também nos ensina o valor da reconciliação e do perdão, fundamentais para a vivência cristã”, destaca o sacerdote. Ele enfatiza que o Natal nos lembra de que não estamos imersos apenas na materialidade e nas lutas diárias, mas somos chamados a viver o amor, a esperança e a paz que Jesus nos oferece, trazendo o reino de Deus para nossas vidas.
Quando questionado sobre como as pessoas podem vivenciar o Natal de forma mais profunda, padre Amadeu alerta para o risco de se deixar consumir pelo espírito comercial da época. Ele aconselha os cristãos a resistirem a essa superficialidade e a vivenciar o Natal em sua verdadeira essência, que se manifesta na união familiar e na vivência do amor cristão. “Deus nos faz uma família, Ele assume a nossa condição humana e nos torna também sua família, nós nos tornamos em Cristo filhos de Deus, irmãos e irmãs”, ressalta. Ele destaca ainda a importância de dedicar tempo à oração e à leitura da Bíblia, especialmente durante este período litúrgico, para saborear o mistério de Deus e cultivar ações de paz e perdão.
“O Natal é um momento para acolher o mistério de Deus em nossas vidas”, afirma o sacerdote, sugerindo que a verdadeira celebração ocorre na interioridade de cada um, no silêncio da alma, onde podemos ir ao encontro com Jesus.
Por fim, padre Amadeu faz um apelo à espiritualidade, ressaltando que o encontro com Jesus deve nos guiar em nossa jornada, nos iluminando e nos fortalecendo. “Nós somos marcados muito pela exterioridade, mas aí a importância de nós meditarmos, de nós silenciarmos e de acolhermos o mistério de Deus que nasce na vida da gente. O encontro com Jesus é um encontro na alma da gente, no pensamento e no coração. Então, essa interioridade nos ajuda justamente a ter durante o ano práticas cristãs, porque temos uma fonte que é a presença de Jesus na nossa vida, nos dando coerência, nos iluminando. Eu desejo, então, a todos e a todas um Feliz Natal”, finaliza o vigário geral da Arquidiocese de Teresina.
Celebrações de Natal
Para bem viver esse tempo de paz, esperança e renovação, as paróquias da Arquidiocese de Teresina prepararam uma programação especial para os dias 24 e 25 de dezembro. Os horários das celebrações podem ser conferidos nos canais de comunicação de cada comunidade.
O arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, presidirá missa solene da noite do Natal do Senhor no dia 24 de dezembro, às 20h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva (Centro de Teresina). E no dia 25, Dom Juarez também celebra na Catedral no horário das 17h. Todos os cristãos são convidados a celebrar o Natal, exaltando o nascimento do Salvador.