Com o tema “O protagonismo leigo na comunicação evangelizadora”, teve início na última sexta-feira (29), a 3ª edição do Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 4 (Muticom Regional). O evento se estendeu até a noite do sábado (30), reunindo mais de 200 agentes pastorais de comunicação, incluindo padres, diáconos, seminaristas e leigos de todo o Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. O encontro foi marcado por reflexões sobre a missão evangelizadora e o papel ativo dos leigos na Igreja.
A coordenadora de Comunicação da Arquidiocese de Teresina e uma das organizadoras do evento, Rafaella Fontenele, destacou que o tema do Muticom foi escolhido para reforçar a importância dos leigos na evangelização por meio da comunicação. “Estamos celebrando o protagonismo dos leigos, homens e mulheres que servem ao Reino de Deus utilizando as plataformas de comunicação. A temática, inspirada pelo Diretório de Comunicação da Igreja, valoriza o trabalho desenvolvido nas comunidades e dialoga com as reflexões do Sínodo da Sinodalidade, proposto pelo Papa Francisco”, explicou.
Após mais de seis meses de preparação, Rafaella avaliou o Muticom como um marco no fortalecimento da comunicação evangelizadora. “Os participantes voltam para suas comunidades mais preparados, motivados e com novas ferramentas para desempenhar o serviço pastoral de forma eficaz e criativa”, acrescentou.
Dom Edilson Nobre, bispo referencial da Comunicação no Regional Nordeste 4, comemorou o sucesso do evento e agradeceu a dedicação da Igreja de Teresina na organização. “Estou feliz e realizado. Este mutirão foi fruto de um planejamento iniciado no ano passado e contou com o empenho de muitas pessoas. A presença de todas as dioceses do regional reforça a comunhão e a sinodalidade da nossa Igreja”, afirmou o bispo.
Para Dom Juarez Marques, arcebispo de Teresina, o evento foi um momento de capacitação e troca de experiências. “A comunicação é essencial na vida da Igreja. Evangelizar é anunciar a Boa Nova de Cristo, e esse mutirão nos ajuda a fazer isso com ainda mais eficiência. O protagonismo leigo reflete a essência da nossa Igreja, composta, em sua maioria, por cristãos leigos e leigas”.
Ele também ressaltou que encontros como o Muticom fortalecem a amizade, a comunhão e o conhecimento entre os agentes. “Além de enriquecer tecnicamente, aprendemos a nos comunicar com o coração, transmitindo o testemunho de Cristo. Isso é fundamental para a nossa missão”, pontuou.
Programação dinâmica
A programação do Muticom incluiu palestras, oficinas, sorteio de brindes, lançamentos de livros e apresentação cultural. Entre os destaques, a participação do Dr. Moisés Sbardelotto, pesquisador e jornalista renomado, que conduziu a palestra “Comunicação e Evangelização na Era Digital”, oferecendo contribuições para a compreensão e prática da comunicação evangelizadora no contexto atual. Moisés abordou a relevância da comunicação digital para a missão da Igreja, especialmente entre os jovens, que estão imersos nesses ambientes.
“Não há como pensar a missão da Igreja sem considerar os ambientes digitais. É essencial que cada cristão se reconheça como missionário nesses espaços, mesmo em pequenas redes, levando a mensagem do Evangelho”, disse. Ele também abordou os desafios da evangelização online, como contratestemunhos e fake news, destacando a importância de uma presença cristã autêntica e estratégica. “Há sombras e problemas nas plataformas digitais, que podem prejudicar a ação evangelizadora da Igreja. Por isso, é essencial reconhecê-los e lidar com eles de forma assertiva para garantir uma presença cristã autêntica e eficaz”, completou. Após a palestra, Moisés lançou o seu livro: “Missionários no Ambiente Digital: em nome de quem?”, uma obra para todos que desejam unir fé e tecnologia na construção de uma Igreja conectada e acolhedora.
Já o Vigário para Ação Sociotransformadora da Arquidiocese de Teresina, padre Tony Batista, conduziu a palestra “Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança”, reforçando a missão evangelizadora da comunicação. “Jesus nos ensina: ‘O que eu digo ao seu ouvido, proclamem nos telhados.’ Temos o dever de proclamar a esperança, a fé e construir pontes, não muros. A comunicação é essencial para promover diálogo e fraternidade”, enfatizou.
O evento também contou com oficinas temáticas que abordaram aspectos práticos e atuais da comunicação, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de captação e edição de vídeos, planejamento de conteúdos para redes sociais, uso do canva, oratória, além de comunicação e liturgia.
A jornalista Josiane Sousa ministrou um curso sobre oratória. Durante o encontro, ela destacou a importância da boa comunicação no trabalho pastoral e a necessidade de preparar os agentes para transmitir de forma mais eficiente a mensagem de Jesus Cristo.
“Foi uma experiência única e incrível participar deste momento ao lado de representantes de várias dioceses do Piauí, como Oeiras e Campo Maior. A oficina abordou técnicas fundamentais para falar melhor em público, como postura, uso da voz e organização do conteúdo. O objetivo é ajudar os agentes a se comunicarem com mais confiança e clareza em suas paróquias e comunidades”, disse. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender passos práticos para melhorar suas apresentações e vencer desafios, como o medo. “O medo sempre estará presente, mas o que faz diferença é como lidamos com ele. Com as técnicas certas, é possível diminuir essa insegurança e comunicar com excelência”, finalizou Josiane.
As experiências no Muticom
O seminarista Jefferson Thomas, que também atua na assessoria de comunicação da Diocese de Campo Maior, compartilhou sua experiência no evento. “Minha participação foi motivada pela busca de mais conhecimentos para servir melhor à minha diocese, especialmente na assessoria de comunicação. Quero transmitir a Boa Nova de nosso Senhor Jesus Cristo de forma mais eficaz e com qualidade, algo que nos diferencia enquanto comunicadores católicos. Isso vai me ajudar a transmitir melhor a mensagem de Cristo, com mais clareza e compromisso”, comentou.
Emanuelly Fernandes, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Mafrense, destacou como pretende aplicar os aprendizados do Muticom em sua comunidade. “Eu vim com a intenção de aprender mais sobre captação de imagem e edição de vídeo, e, estou muito impressionada com tudo. A organização foi perfeita, e tenho certeza de que aprendi muito aqui para colocar em prática na minha paróquia”, finalizou.
A programação do evento se encerrou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, concelebrada por Dom Edilson Nobre e outros padres que estavam presentes.
O 3º Muticom Regional consolidou-se como um espaço de formação e unidade para a Igreja no Piauí, ao promover um diálogo enriquecedor entre os participantes, contribuindo para a capacitação dos agentes pastorais. Em um mundo cada vez mais conectado, o protagonismo leigo na comunicação se confirma como um pilar essencial para a missão evangelizadora da Igreja.