O segundo dia da XVI Assembleia Arquidiocesana de Pastoral da Arquidiocese de Teresina foi marcado por uma profunda reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC). A programação deste sábado (16) iniciou com a meditação da Palavra de Deus, por meio da LectioDivina, fonte por excelência da caminhada da IVC, com inspiração catecumenal.
Padre Wagner Carvalho, da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB nacional, conduziu duas conferências durante o dia. A primeira refletiu a IVC como eixo central da ação evangelizadora e a segunda sobre os tempos da iniciação: Pré Catecumenato, Catecumenato, Purificação e Iluminação, e Mistagogia. O assessor apresentou algumas reflexões e linhas de ações para que todos assumam o processo de inspiração catecumenal.
“A Assembleia tem como objetivo reunir, refletir, estudar e celebrar com todos os envolvidos nas pastorais. É um momento de comunhão, em que juntos buscamos projetar a ação pastoral para os próximos anos”, destacou padre Wagner.
Em sua fala, o sacerdote também sublinhou que a IVC não é apenas um itinerário pastoral, mas uma resposta urgente aos desafios atuais da Igreja. “Não podemos nos limitar a eventos esporádicos. Devemos despertar, amadurecer e formar discípulos que vivam e transmitam a proposta do Reino de Deus”, acrescentou o assessor da Assembleia.
Padre Estevão Prondi, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional NE IV, destacou a relevância da sinodalidade e da catequese de inspiração catecumenal no processo de Iniciação à Vida Cristã. “Estamos construindo o projeto de uma Igreja sinodal, que caminha junta e vive a catequese de inspiração catecumenal. Nosso objetivo é formar discípulos e missionários que verdadeiramente vivam sua fé”, afirmou o sacerdote.
O segundo dia também contou com dinâmicas em grupos, nas quais os participantes, organizados por Foranias, discutiram estratégias para integrar as pastorais e comunidades no processo. Durante esses encontros, surgiram propostas sobre como incorporar a IVC nas diversas dimensões da vida pastoral e litúrgica da Igreja de Teresina.
“É fundamental perceber a diversidade da Igreja reunida nesta Assembleia. O contexto catequético, com o envolvimento de tantas pastorais, nos ajuda a refletir sobre o projeto da IVC para os próximos anos e como podemos caminhar juntos”, afirmou Maria Gomes, coordenadora arquidiocesana da Renovação Carismática Católica.
Para Leiliane Ramos, coordenadora da Catequese da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no bairro Renascença I, a participação de todos tem sido essencial para o bom andamento da programação, com cada integrante contribuindo ativamente para garantir que o plano pastoral seja não apenas aplicado, mas também executado de forma eficaz. “A harmonia entre os presentes tem sido fundamental para o sucesso do evento, demonstrando o compromisso coletivo com os objetivos da pastoral”, disse.
Com a colaboração dos participantes, o segundo dia da Assembleia consolidou o compromisso da Arquidiocese de Teresina em promover uma evangelização contínua, que vá além de eventos pontuais, promovendo um itinerário formativo que vise a formação de discípulos e comunidades missionárias.
O padre Edvaldo Barbosa reforçou a importância de uma Igreja que caminhe junta. “Nosso objetivo é formar discípulos e missionários decididos que vivam verdadeiramente sua fé”, concluiu.
Propostas para o texto do Plano de Pastoral
Ainda na noite deste sábado (16), representantes das 11 Foranias da Arquidiocese de Teresina se reuniram na Residência Episcopal com a equipe de assessores responsáveis pela elaboração do texto do Plano de Pastoral Sinodal Arquidiocesano.
Após um dia de conferências, diálogos, partilhas e escuta, é momento de tirar dúvidas e finalizar os direcionamentos e o cronograma do ano vivencial do projeto. O texto do Plano será apresentado e votado durante o terceiro dia da XVI Assembleia Arquidiocesana que acontece neste domingo (17).