Com o tema “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (Jo 20,21), a 18ª edição do Congresso Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica (RCC Teresina) aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, reunindo centenas de fiéis no Auditório Sucesso do Prédio Tupperware. O evento foi uma oportunidade para que os participantes pudessem viver profundamente o amor de Deus e experimentar momentos intensos de fé e espiritualidade.
Maria Gomes, presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC Teresina, destacou o carinho e o cuidado envolvidos na organização do Congresso. “Foi pensado com muito amor. No primeiro dia, já vivenciamos momentos belíssimos, repletos de pregações e de vivência no Espírito Santo. As pessoas estão experimentando essa unidade espiritual que tanto buscamos”, comentou.
A programação foi variada, contemplando momentos de louvor, pregações e Adoração, proporcionando uma rica comunhão entre os participantes, que receberam a visita e a benção do arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques.
Milena Assunção, primeira-secretária da RCC Brasil, abordou a temática da unidade, destacando sua importância nos grupos de oração, nas famílias e em todo o movimento da RCC. “A unidade é fruto de Pentecostes. Assim como Maria e os apóstolos aguardaram em unidade o Espírito Santo, também somos chamados a ser testemunhas do amor de Deus e promover a unidade ao nosso redor”, disse.
Ela também expressou sua gratidão por estar presente mais uma vez no Congresso. “Estar aqui não é apenas servir, mas também receber da graça de Jesus. Na primeira vez, no ano passado, tive a certeza de que o Senhor me renovou aqui. Nesta segunda vez, cheguei com o coração aberto e feliz, sabendo que seria novamente tocada por cada momento vivido”, completou Milena.
O padre José Enéas, assessor eclesiástico da RCC Teresina, presidiu a Santa Missa no primeiro dia do evento. Ele destacou a importância de momentos formativos como esse, que vão além da reflexão, promovendo uma experiência de oração transformadora. “Esse congresso nos convida à oração, que deve se refletir em ações concretas na nossa vida cristã. A cada oração, permitimos que Deus nos renove, tornando-nos mais abertos à ação do Espírito Santo”, afirmou o sacerdote, enfatizando também como esses encontros impactam na sua própria caminhada sacerdotal.
Socorro Sousa, paroquiana da Paróquia São Francisco de Assis e Santa Clara, descreveu a alegria de estar presente. “É sempre recompensador. A cada encontro, renovo minha fé e me alegro com os irmãos. Quando nos reunimos para rezar e louvar, sinto que ainda há esperança. Através do testemunho do Espírito Santo e do amor de Deus, sabemos que ainda existe um caminho”, concluiu.
Além das atividades para os adultos, o evento também contou com um espaço dedicado às crianças e adolescentes, o “Congressinho”, onde eles participaram de atividades lúdicas, formativas e de evangelização, criando um ambiente de fé e aprendizado para todas as idades.