Na manhã desta sexta-feira (13), foi lançada oficialmente a 18ª edição da tradicional Festa da Mãe de Deus realizada no dia 12 de outubro, em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O evento reuniu os colaboradores da Cúria Metropolitana de Teresina e a comissão organizadora da festa em um momento de profunda comunhão e oração no Centro Pastoral Paulo VI.
Durante a cerimônia, os participantes relembraram, por meio de um vídeo, as edições anteriores desta importante celebração para a comunidade católica de Teresina. Este ano, a Festa da Mãe de Deus traz como tema: “Maria, Mestra da Oração!”.
O coordenador da festa, Padre Geneilson Bezerra, destacou que o tema está em sintonia com o convite do Papa Francisco para vivenciar o Ano da Oração, em preparação para o Jubileu da Esperança no ano de 2025. “Este é um convite para redescobrirmos a beleza e a profundidade da oração, algo que Maria, em sua vida, nos ensina com perfeição. Ela que é modelo de oração, nos inspira a fortalecer nossa proximidade com Deus, nos mostrando como viver uma vida de fé e de entrega à Sua vontade”, afirmou o sacerdote.
Em seu discurso, o arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, ressaltou a relevância da festa para a Igreja local e reforçou o convite para que os fiéis participem da Missa Solene no dia 12 de outubro, às 7h no adro da Igreja São Benedito, seguida pela tradicional procissão até a Catedral de Nossa Senhora das Dores. “É um momento muito significativo, celebrado no dia da Padroeira do Brasil, nossa Mãe, que se revela de maneira singular. Maria se manifesta de diversas formas, mas, acima de tudo, é um modelo de oração que nos guia até Cristo e nos concede a vida em plenitude”, destacou.
Entre os dias 01 e 11 de outubro, período que antecede a grande festa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida deve percorrer escolas, hospitais e unidades pastorais de Teresina convidando os cristãos a estarem presentes orando e louvando durante o momento que representa uma expressão pública de fé e unidade entre a Arquidiocese e a Igreja de todo o Brasil.
Maria de Lourdes Alcântara, coordenadora arquidiocesana do Movimento Mãe Rainha, compartilhou sua alegria em celebrar esse marco de 18 anos da Festa da Mãe de Deus. “Participo desde a primeira edição e, para mim, essa festa fortalece tanto o movimento da Mãe Rainha quanto a fé do povo. Maria é a Mãe que intercede por nós, trazendo as graças de Deus a seus filhos”, declarou.
Ela ainda enfatizou que a festa é um momento de renovação da fé e de devoção a Maria, que, ao ser entregue por Jesus na cruz, se tornou a mãe de toda a humanidade. “Todos devem participar desta celebração, pois isso fortalece nossa fé e devoção à Mãe de Deus, que também é nossa Mãe”, concluiu.
Durante o lançamento foi apresentado todo o material de divulgação da 18ª edição, incluindo a nova camisa oficial, a logomarca e o cartaz da festa. As camisas já estão à venda no Centro de Pastoral Paulo VI, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, pelo valor de R$ 30,00. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (86) 99983-8870.