Entre os dias 1º e 4 de agosto, o Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg celebrou o Tríduo e a Festa em honra a São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes e símbolo de santidade e devoção. Com o tema “Vinde viver d’Ele para poderdes viver com Ele” e o lema “Ensina-nos a rezar”, a Santa Missa de encerramento da grande festa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques.
Durante o mês vocacional, cada domingo é dedicado a uma vocação específica. É durante a celebração de São João Maria Vianney, que a Igreja também celebra o Dia do Padre, uma data de grande significado para a comunidade cristã e que é marcada por momentos de comunhão e intensa participação dos fiéis.
A organização do evento teve início ainda no primeiro semestre, com o empenho dos padres e seminaristas da casa de formação, com celebrações presididas por um bispo proveniente de uma diocese do regional Nordeste IV. Conforme ressalta o reitor do Seminário, padre Anderson Fábio, o Tríduo e a Festa foram momentos cruciais para entender a verdadeira essência da vocação, que é a escuta. “São João Maria Vianney nos oferece um valioso testemunho de alguém que soube escutar e se tornar uma verdadeira lanterna para os outros. Seu exemplo é um farol que ilumina o caminho para muitos”, afirmou.
Celebrar a data, dá a oportunidade para os cristãos refletirem sobre a importância do ministério sacerdotal, que é um chamado divino que exige discernimento, entrega total e um profundo amor ao próximo. O sacerdote também recorda o exemplo deixado pelo santo, conhecido por sua simplicidade e dedicação. “Ele usava uma lanterninha para iluminar seu caminho, especialmente nas madrugadas quando ia ao cemitério. Esse gesto simbólico nos lembra que, após ouvir o mestre, devemos nos tornar uma luz para o mundo, testemunhas de fé e esperança”, afirma padre Anderson.
Dom Juarez Marques, diz que a comunidade de fé pode apoiar os serviço dos sacerdotes rezando por eles, para que tenham um ministério frutuoso. “Nós devemos criar uma cultura vocacional, já que as vocações são complementares. E a vocação sacerdotal é uma voz dentro dessa grande sinfonia, que ajuda a formar a Igreja de Deus que caminha para o reino definitivo”, destacou.
Para Rosália Barros, que faz parte da Comunidade Santa Rosa de Lima, os sacerdotes desempenham um papel fundamental nas unidades pastorais, aproximando os fiéis de Cristo e servindo como conselheiros e pais espirituais. “Eles são essenciais para fortalecer nossa fé e nos ajudam a viver de acordo com os ensinamentos cristãos”, disse. Ela ainda expressou sua gratidão pelo trabalho desempenhado por eles. “Estou aqui para honrar e agradecer aos padres que dedicam suas vidas ao serviço de nossa comunidade”, finalizou.
A celebração contou com a presença dos reitores e formadores dos seminaristas, além da numerosa presença dos fiéis que juntos festejaram a memória do santo padroeiro dos sacerdotes.